5 dicas para montar seu home office

Cada dia mais as pessoas estão trabalhando em casa, seja como autônomo ou para ter uma renda extra. Mas é preciso saber que o esquema home office tem seus prós e contras. Os favoráveis são a flexibilidade nos horários e a comodidade de não enfrentar congestionamento e não perder tempo até o trabalho. Em contrapartida, pode haver uma queda de produtividade. Por isso, na hora de montar seu home office, é preciso estar atento à algumas dicas para não tirar o foco das tarefas. Não é necessário transformar seu espaço de trabalho em um ambiente sem conforto e atrativos para aumentar a produtividade – o equilíbrio é necessário.

1 – ILUMINAÇÃO: É um fator de extrema importância, aposte na luz que incide diretamente no seu campo de trabalho, pois de forma indireta pode causar sombras e, assim, forçar a visão. A lâmpada na cor branca é a mais indicada, além de ter a capacidade maior de iluminação, ela também ajuda a te manter acordado.

Se o espaço para o home office tiver uma janela, o legal é posicionar a mesa de trabalho próxima a ela, pois o sol, além de fazer bem, ajuda com uma iluminação direta e natural. Sem contar que nada melhor do que trabalhar com uma visão privilegiada da natureza.

2 – ESPAÇO: É preciso muito cuidado com esse item, pois se o espaço que você tem para o home office é pequeno, o legal é comprar móveis menos espaçosos também. Se você sobrecarregar o ambiente, vai ficar apertado e com aspectos de bagunça e desconforto. Na hora de comprar os móveis, pense no espaço de circulação. Entre a mobília deve haver, no mínimo, de 60 a 70cm. No caso da cadeira, 50cm são ocupados por ela e são necessários mais 20cm para sua movimentação.

3 – CORES: nem sempre o home office precisa ser claro ou neutro seguindo os convencionais. Vale a pena incrementá-lo, mas sempre com moderação, é claro! Optar por uma parede em um tom mais escuro ou mais alegre, gera um clima mais descontraído. Outra opção é utilizar as cores mais fortes em poltronas, em algum dos móveis ou em objetos pequenos, que são mais baratos para trocar caso se canse deles.

É bom ficar atento às cores que serão utilizadas, porque algumas podem deixar a pessoa irritada e muito estimulada. É o caso da vermelha, pink e amarelo ouro. Já os tons verde-claro, azul e lilás são mais fáceis de usar em áreas maiores.

4 – ORGANIZAÇÃO: Se o ambiente tiver muita bagunça, dificulta a produção. Aposte em armários com portas e gavetas para que tudo fique guardado e com aspecto que organização. Os armários suspensos e com porta de correr, otimizam o espaço. Uma lixeirinha sempre por perto para descartar tudo aquilo que ocupa espaço e poeira.

5 – PRATICIDADE: De nada adianta ter um ambiente organizado e confortável se não for prático também. Objetos e papéis usados constantemente devem estar sempre à mão. Pense ainda em facilitar a limpeza do espaço.

Ana Julia Roland Padilha

Publicitária por formação e arquiteta por tradição familiar. Autêntica ariana, por isso, “escreveu, não leu, o pau comeu”. Mas calma, nem tudo está perdido, é amante de fortes abraços!

Comments

comments

, , , , , ,
Ana Julia Roland Padilha

About Ana Julia Roland Padilha

Publicitária por formação e arquiteta por tradição familiar. Autêntica ariana, por isso, "escreveu, não leu, o pau comeu". Mas calma, nem tudo está perdido, é amante de fortes abraços!
View all posts by Ana Julia Roland Padilha →