6 motivos para não dormir maquiada nunca mais!

Parece uma coisa meio óbvia a se fazer, né? Mas sempre rola aquela preguicinha na hora de tirar a maquiagem antes de dormir. Mas esse mau hábito pode trazer sérias consequências para a saúde da nossa pele.

Hoje vamos te dar seis motivos para não dormir maquiada!

  • Envelhecimento precoce da pele:

Talvez essa história te assuste um pouco, como assustou a mim quando soube. A jornalista Anna Pursglove, do jornal inglês The Daily Mail, fez uma experiência meio inusitada e se submeteu a passar um mês inteiro sem retirar a maquiagem dos olhos e do rosto para testar os efeitos durante o sono. Ela comprovou que o uso contínuo de maquiagem sem fazer a limpeza corretamente pode acarretar em graves problemas na saúde da pele. Após o teste, a dermatologista, Dra. Stefanie Williams que acompanhou a experiência, concluiu que Anna envelheceu dez anos durante o mês que ficou sem retirar a make. Tudo isso graças a falta de oxigênio chegando à pele e outros agentes nocivos que ficam “grudados” na maquiagem depois de muito tempo de uso, entupindo os poros.

Anna Pursglove, antes e depois da experiência de ficar um mês sem retirar a maquiagem

  • Oleosidade excessiva ou ressecamento:

A oleosidade da pele pode ser causada por fatores genéticos, mas também devemos levar em consideração o quanto sua pele pode ficar oleosa devido a falta de higiene antes de dormir, ou até mesmo deixá-la ressecada, com aspecto feio, sem viço e elasticidade natural.

  • Causa cravos e espinhas:

A nossa pele é cheia de glândulas sebáceas, elas produzem uma substância oleosa que tem como função lubrificar a pele e os pelos. Quando os poros entopem, ou então quando há um aumento na produção dessa substância, ocorre o aparecimentos de cravos. Quando esse cravo sofre uma infecção por bactérias, aparecem as espinhas. A maquiagem tende a obstruir os poros, principalmente quando ela contém óleo na formulação. Quando esse produto fica na pele durante horas, principalmente durante a noite, o estrago pode ser bem maior.

E atenção: isso também vale para aquelas marcas de maquiagem anti-acne que prometem tratamento durante o sono.

  • Poros dilatados: 

No teste de Anna, também foi constatado que os poros dela ficaram 5% mais dilatados do que antes, isso ocorre novamente pelos mesmos motivos, da obstrução dos poros.

  • Alergias e irritações:

Sabe quando você vai ao maquiador profissional, ele (a) faz uma make maravilhosa e você fica com dó/preguiça de tirá-la e quer reaproveitar no dia seguinte? Não faça isso! O produto muito tempo na pele, principalmente nos olhos (que são mais sensíveis), podem causar alergias terríveis. Claro que isso depende muito de pessoa para pessoa, mas pode ser evitado, né?

  • Rotina de limpeza e hidratação da pele são importantíssimos:

Lembra aquelas dicas que nós demos para a make durar muito mais? Os mesmos cuidados devem ser tomados após o uso da maquiagem. A rotina de limpar, tonificar e hidratar faz parte de um ritual que beneficia muito a saúde da pele. Durante a noite, a pele se regenera, o metabolismo das células cutâneas aumenta, absorvendo melhor nutrientes em relação ao período do dia. Durante o dia, ocorre o contrário, a pele recebe poluição, raios solares, luzes artificiais, entre outros. Por isso, é tão importante tratar a pele com limpeza, hidratação e proteção.

Produtos para o cuidado noturno da pele:

– Demaquilante: Para tirar a maquiagem dos olhos é melhor usar o demaquilante bifásico, ele tem duas formulações, uma aquosa e uma oleosa. Quando misturados, conseguem retirar até mascara de cílios à prova d’água, porém ele não é muito indicado para a pele do rosto por conter uma formulação oleosa – nesse caso você pode usar um aquoso, em creme/gel ou até sabonetes demaquilantes.

– Sabonete: Evite usar sabonetes normais que usamos para tomar banho, use algum específico para o rosto e sempre de acordo com o seu tipo de pele.

– Tônico facial: O tônico retira profundamente as impurezas da pele e controla a oleosidade. Indispensável!

– Hidratante facial: Também deve ser escolhido de acordo com seu tipo de pele, mesmo se ela for oleosa deve ser hidratada.

Além dos produtos citados acima, podem ser incluídos na rotina cremes anti-aging (anti-idade), óleos essenciais ou até mesmo vitaminas, mas sempre produtos indicados por um dermatologista específico para a necessidade da sua pele. Também é indicado fazer algum tipo de esfoliação pelo menos uma vez por semana e nunca lavar o rosto com água muito quente.

Às vezes pode parecer muita coisa pra fazer antes de dormir, certo? Mas é melhor prevenir do que remediar.

Thaline Correa
Pedagoga por formação, mas trabalha na área de tecnologia. 25 anos. Apaixonada por maquiagem e com muita vontade de dividir isso

Comments

comments

About the Author

Thaline Correa
Thaline Correa
Pedagoga por formação, mas trabalha na área de tecnologia. 25 anos. Apaixonada por maquiagem e com muita vontade de dividir isso