Abrace o mundo azul

novembroazul
(FOTO: A.C.Camargo Câncer Center)

Muitos não sabem, mas novembro é um mês de conscientização, especialmente para os homens – que não vão ao médico periodicamente –, com o objetivo de enfatizar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás somente do câncer de pele. O movimento surgiu na Austrália em 2003, segundo o Wikipédia – aquele site mega confiável e digno de colocar como referência em uma monografia – com o nome de Movember.

Para o urologista Dr. Fernando Martins Rodrigues, muitos homens, além de evitarem completamente um médico, associam consultórios a um lugar de crianças, mulheres e idosos. Segundo ele, o homem, muitas vezes, se julga autoimune a doenças comuns. “Na verdade, ele tem medo de descobrir que está doente. Por isso, não se cuida periodicamente. Esse é o desafio do especialista: convencer o paciente que todos os exames são necessários e que qualquer pessoa está vulnerável às patologias. O preconceito e a cultura social são as barreiras que devem ser quebradas”, ressaltou.

novembroazul2

O preconceito e a cultura social – sim, ainda vivemos em um país altamente machista – impedem que homens descubram na fase inicial o câncer de próstata. Diferentemente das mulheres, que no mês de outubro, no qual foi lembrado o Outubro Rosa, para conscientizar e alertar sobre o câncer de mama, sabem desde cedo que é necessária a visita periódica ao ginecologista, mesmo que não tenha iniciado a vida sexual.

O Tipzine, no mês de outubro, abraçou a causa e deixou todos seus os layouts das redes sociais (site, Facebook, Twitter e Instagram) na cor rosa. No mês de novembro não será diferente. O Tipzine está azul para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O símbolo da campanha é o bigode, inspirado no personagem do Mário. Apenas dois exames devem ser feitos, o de sangue e o de toque, pois um complementa o outro. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, por isso, é importante procurar por um especialista anualmente. É recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) que o exame de toque retal seja feito a partir dos 45 anos, para homens sem casos da doença na família, e aos 40 anos, para homens com casos na família.

Chegamos a principal dúvida do homem em relação a doença: Doutor, o câncer de próstata pode causar impotência sexual? Sim, ele pode. Isso porque, tanto na cirurgia para a retirada do tumor como a radioterapia podem causar danos aos nervos que controlam a ereção. Quando esses nervos são preservados, a ereção é possível, com chance de 50%.

Antes de pensar se o “piu piu” vai voltar a piar ou não, lembre-se que em primeiro lugar vem a saúde e que você ganhou a chance de viver novamente. Não estamos falando de qualquer doença, estamos falando de câncer – que muitas vezes os sintomas são assintomáticos no início da doença. Hoje, a medicina, dispõe de vários medicamentos e métodos para ajudar na impotência sexual. Visite regularmente um especialista e realize os exames anualmente. O preconceito e a cultura social são os principais responsáveis pelos casos de câncer de próstata. Que tal aproveitar e quebrar este tabu? Esse exame não mede a sua masculinidade, mede a sua preocupação com a saúde.

Letícia Minutti

Jornalista. Geminiana. Apaixonada pela vida e fã do Latino nas horas vagas. Não importa o que aconteça, ria, mesmo que seja de nervoso. Se nada der certo? Segue o baile. E se der certo? Continua seguindo o baile.

Comments

comments

, , ,
Letícia Minutti

About Letícia Minutti

Jornalista. Geminiana. Apaixonada pela vida e fã do Latino nas horas vagas. Não importa o que aconteça, ria, mesmo que seja de nervoso. Se nada der certo? Segue o baile. E se der certo? Continua seguindo o baile.
View all posts by Letícia Minutti →