Acerte o tom! Como escolher a cor ideal da sua base

A base é o produto cosmético usado para cobrir imperfeições e uniformizar a pele para que a superfície dela fique lisa e permita a aplicação do restante da maquiagem. É importante usar o tom certo porque a base errada pode parecer artificial, deixar óbvio que você está com maquiagem e não vai criar a “tela” certa para o resto dos cosméticos. Há alguns fatores a serem considerados ao selecionar o tom de base, incluindo o tipo de pele, o tom e a textura.

Antes de mais nada descubra o seu tom de pele!

Usar uma base que não está no seu “tom“ certo pode ser um grande desastre. O famoso undertone manda muito na hora da escolha certa. A pele tem três tons básicos:quente, frio ou neutro.

 

Tons quentes de base: normalmente vem em tons amarelados e dourados na faixa mais clara e dourado para vermelho/alaranjado na faixa mais escura.

Tons frios de base: rosa a avermelhado na faixa mais clara, azul/vermelho até mesmo verde oliva na faixa mais profunda.

Tons neutros: é uma mistura de ambos, quente e frio.

Faça o teste no seu rosto!

Faça o teste com tons de base. Aplique o tom mais parecido possível com a sua pele e depois aplique um numero mais claro e um mais escuro ao lado. O tom que “desaparecer” é o seu tom ideal.

 

Tipo de pele 

Saber se sua pele é oleosa ou seca não vai ajudar a escolher o tom de base, mas vai ajudar a escolher o tipo certo. A pele pode ser oleosa, seca, mista, normal ou sensível.

  1. Escolha uma base com acabamento opaco, líquida oil free ou em pó se sua pele for oleosa.
  2. Escolha uma base hidratante em creme ou bastão se tiver pele seca.
  3. Escolha uma base hipoalergênica ou sem perfume se tiver pele sensível.
  4. Escolha uma base que ofereça cobertura total ou média se sua pele tem manchas e você deseja cobrir boa parte dela. Caso contrário, procure uma base que ofereça cobertura parcial ou fina se sua pele for bem uniforme e você estiver procurando por um visual mais natural.
  5. É sempre bom comprar uma base que tenha filtro solar, pois vai garantir um pouco de proteção contra os raios UVA e UVB.

 

Uma dica preciosa: o site Findation funciona assim: você coloca as marcas e os tons de base que já usou (quanto mais colocar, mais preciso é o resultado) e ele te recomenda tons de várias outras marcas. Vale a pena conferir!

Karol Botter
23 anos . Formanda em Moda porém prefere os pincéis de maquiagem. Acha que rituais de beleza são indispensáveis mas a melhor maquiagem para uma garota é um sorriso!

Comments

comments

About the Author

Karol Botter
Karol Botter
23 anos . Formanda em Moda porém prefere os pincéis de maquiagem. Acha que rituais de beleza são indispensáveis mas a melhor maquiagem para uma garota é um sorriso!

Be the first to comment on "Acerte o tom! Como escolher a cor ideal da sua base"

Leave a comment

Your email address will not be published.