Ayrton Senna ainda vive

O dia primeiro de maio de 1994 ficou marcado por uma terrível tragédia: a morte de Ayrton Senna, considerado por muitos o maior piloto de todos os tempos. Senna era um herói nacional. Em meio a tantas desgraças, o Brasil acordava cedo aos domingos para assistir a Fórmula 1 na Globo. Galvão Bueno estava no seu auge e dava voz às emocionantes corridas. Muitos especialistas afirmam que a partir dos anos de 1980 até metade da década de 1990, a Fórmula 1 teve seu momento mais glorioso, pois viu uma safra de pilotos sensacionais como Alain Prost, Nigel Mansell, Nelson Piquet e, o maior deles, Ayrton Senna disputarem o topo.

Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet – 1986

 

Mesmo depois de 23 anos da sua morte, o nome Senna ainda é muito lembrado em ações publicitárias. Separei cinco vídeos inspirados no nosso herói.

O primeiro deles é chamado de Sound Of Honda – Ayrton Senna 1989. Para homenagear o piloto no vigésimo aniversário de sua morte, a marca japonesa Honda (fabricante dos motores da McLaren na época em que Ayrton Pilotava) utilizou a telemetria dos sistemas que estavam instalados no carro do nosso campeão para calcular a velocidade, local da pista e as marchas usadas por Ayrton Senna na volta mais rápida do mundo no circuito de Suzuka, no Japão, em 1989. Isso só foi possível pois os engenheiros da Honda começaram a utilizar a tecnologia da telemetria em meados dos anos de 1980. Foram colocadas caixas de som para emitir o barulho original do motor e sinais luminosos ao longo do circuito para mostrar a localização exata do carro na histórica volta. O vídeo ganhou o Grand Prix do Festival de Criatividade, em Cannes 2014. Agora chega de papo e vamos conferir o resultado:

 

O segundo vídeo é uma campanha da seguradora Allianz em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Nos treinos para o GP da Bélgica em 1992, o piloto francês Érik Comas sofreu um acidente que o deixou inconsciente. Logo atrás, vinha Ayrton Senna que desviou do carro batido e, surpreendentemente, parou alguns metros à frente, saiu do cockpit e foi até o carro do colega para desligar a ignição e, então, evitar uma explosão. Este gesto salvou a vida do piloto francês e mostrou o lado humano de Ayrton Senna, visto por muitos como implacável nas corridas. O depoimento do piloto francês é emocionante. O comercial tem a assinatura da Ogilvy e foi feito em comemoração ao 55°aniversário de Ayrton, caso ainda estivesse vivo, no ano de 2015.

 

Durante o treino classificatório para o Grande Prêmio de Mônaco em 1988, Ayrton Senna fez aquela que foi considerada a melhor volta de todos os tempos, pois conseguiu uma impressionante vantagem de um segundo e meio para o segundo colocado, Alain Prost. A McLaren fez um vídeo com o depoimento do piloto brasileiro falando sobre estar em outro nível de concentração que o fez correr cada vez mais rápido. O vídeo foi postado no dia 30 de abril de 2014.

 

Antes das Olimpíadas no Rio em 2016, todos os atletas da delegação brasileira olímpica e paraolímpica receberam uma pulseira com tecnologia que transforma o pulso em um visor para apresentar um vídeo motivacional sobre a primeira vitória de Ayrton Senna no Brasil. No GP do Brasil de 1991, após oito anos sem conseguir um bom resultado, Ayrton Senna chegava nas últimas voltas com os pneus totalmente desgastados, chovendo e seu carro com o câmbio emperrado na sexta marcha. Usando todas as suas forças, conseguiu terminar a prova e vencer pela primeira vez em solo brasileiro. A mensagem da pulseira foi justamente para os atletas brasileiros que iriam competir em casa. A campanha #NoPulsoDoBrasil foi lançada em maio de 2016.

 

E o mais recente comercial com nosso querido Ayrton Senna conta com uma participação muito especial, seu sobrinho e também piloto Bruno Senna. Mais uma vez, a McLaren utilizou o nome do maior piloto de todos os tempos que conquistou seus três títulos da Fórmula 1 vestindo as cores da scuderia, para lançar seu novo carro: o 720S. No vídeo, Bruno Senna pilota o novo carro no circuito de Algarve em Portugal e, ao fundo, a voz de Ayrton Senna declama uma mensagem motivacional sobre superar seus próprios limites.

“Você acha que tem um limite. Assim que tocar neste limite algo acontece e, de repente, você pode ir um pouco mais. Com seu poder da mente, sua determinação, seu instinto e sua experiência, você pode voar muito alto. ”

 

Sempre fui um grande fã de Ayrton Senna, apesar de ter visto muito pouco o piloto em ação, sempre assisto suas corridas pelo YouTube e leio suas mensagens motivacionais. O que sempre mais me impressionou foi a forma como ele encarou a competição e tudo que ele fez. Sempre buscando a perfeição e nunca aceitando ser apenas mais um, ele queria ser e foi o melhor.

Mauricio Colar
28 anos, publicitário (isso já diz tudo sobre mim)

Comments

comments

About the Author

Mauricio Colar
Mauricio Colar
28 anos, publicitário (isso já diz tudo sobre mim)