Beleza natural

Gastar rios de dinheiro com produtos de beleza cheio de conservantes químicos e que não respeitem o meio ambiente está fora de moda. Em tempos de instantaneidade, ganha fôlego o uso de ingredientes naturais que podem ser facilmente encontrados em casa. Abaixo, as meninas de moda e beleza do TipZine contam suas dicas. Bom apetite para sua pele e cabelo!

Para as nossas meninas Patrícia Paola e Letícia Minutti, as máscaras capilares não estão com nada. O óleo de coco (lembra dele?) é o grande aliado para umectar os fios. A dica é deixar o potinho de óleo de coco (que você encontra em lojas naturais) enquanto toma banho para ele derreter um pouco e deixar agir no cabelo durante uma noite inteira. No outro dia, elas prometem que os fios estarão bem macios e hidratados!
Já para a pele, a Patrícia garante que a água de arroz remove todas as manchinhas do rosto! “Lave o rosto com água normal e depois aplique a água do arroz (é só separar a água que o arroz foi refogado) com um algodão. Por último, enxágue com água novamente”, ensina o truque que aprendeu com a avó! Para funcionar, é preciso seguir uma rotina, heim?
Rosto e cabelo em dia, nossa menina Patrícia também deu a dica de usar borra de café coado para esfoliar a pele e remover todas as células mortas. “Misture a borra a mel ou algum creme hidratante e aplique em todo o corpo”, diz.

A Thaline Correa também é adepta dos naturebas. “Óleo de rícino é ótimo para hidratar e estimular o crescimento dos pelos da sobrancelha e cílios. Ele precisa ser 100% natural para surtir efeito. Todos os dias antes de dormir aplique um pouco dele com ajuda de um cotonete e vá dormir”, ensina. Ele, aliás, pode ser usado também no couro cabeludo, inclusive para as oleosas. “Além de dar brilho, equilibra a oleosidade”, diz Patrícia, que continuou: “Pingue poucas gotinhas, caso contrário, o efeito pode ser o contrário”, ponderou.
Nossa garota Olívia Nicoletti também tem uma diquinha mara para atacar a coloração das olheiras e mandar embora o aspecto de cansaço. “Corte duas rodelas de pepino e coloque-as sobre os olhos”, diz. O geladinho do pepino promove uma vasoconstrição, diminuindo a circulação e amenizando o inchaço da região instantaneamente!

Já o meu ritual natureba preferido é a limpeza do couro cabeludo. Ano passado entrevistei a Renata Souza, especialista e proprietária do Spa Dios, em São Paulo, sobre a técnica que promete promover um detox no cabelo. Com o tempo, nosso couro cabeludo acaba acumulando resíduos de produtos e células mortas, que impacta diretamente na saúde dos fios, colaborando para a produção de oleosidade e o enfraquecimento deles. A limpeza não só varre o excesso de gordura e resquícios, como também equilibra o pH do couro e madeixas, deixando o cabelo livre, leve e (muito) soltinho! E se Maomé não vai até a montanha (e nem o nosso cartão de crédito), a montanha vai até Maomé. Para reproduzir a técnica do salão em casa (afinal, esse é o propósito da nossa reportagem), você só vai precisar de vinagre de maçã e folhas de alecrim! Acompanhe o passo a passo a seguir.

Ingredientes:
1 maço de alecrim
30ml de vinagre de maçã verde
Creme nutritivo com proteína
1 pote pequeno
1 escova de cerdas naturais
1 pincel de cabelo ou chumaço de algodão
1 pente

Passo a passo:
Deixe o alecrim de molho no vinagre por 15 minutos, antes da aplicação. Em seguida, divida o cabelo ao meio e passe o creme nutritivo de proteína nos fios (pode ser o óleo de coco!), da altura da orelha às pontas. Depois, passe o vinagre com alecrim apenas no couro cabeludo, utilizando um chumaço de algodão ou o pincel para cabelo – dê atenção especial para a parte da frente, pois é onde acumula mais impurezas. Faça uma massagem no couro cabeludo para potencializar a ação do vinagre nos fios.
Utilize a escova de cerdas naturais para ajudar a remover a sujeira que foi desprendida do couro cabeludo e, com ajuda de um pente, faça um coque nos cabelos e deixe o produto agir por dez minutos. Por último, enxague e lave o cabelo normalmente, sempre diluindo o xampu e condicionador.

Fotos: Backstage Tales, Well and Good.

Bianca Ferrari
Geminiana, ex-revista estilo, ex-petiscos, assessora de imprensa beauté lover: eu meixma, Bibi.

Comments

comments

About the Author

Bianca Ferrari
Bianca Ferrari
Geminiana, ex-revista estilo, ex-petiscos, assessora de imprensa beauté lover: eu meixma, Bibi.