Campanha “Setembro Coração” tem programação até o final do mês em Rio Preto

Em sua segunda edição, a campanha “Setembro Coração” tem como tema “Coração de Mulher”, com o objetivo de conscientizar a população feminina sobre o diagnóstico precoce de doenças cardíacas, já que no Brasil, a cada três minutos e meio, uma mulher morre decorrente da patologia.

O lançamento oficial da campanha aconteceu na última terça-feira (05), a partir das 19h30, com a apresentação da websérie “Mitos e Verdades do Coração”, que será exibida no Bar do Alemão, no Iguatemi Rio Preto. O evento de abertura também contou com a presença dos representantes de cada instituto e parceiros da campanha.

Com o slogan “Dedique um só dia para a Vida Toda”, a campanha convida todas as mulheres para dedicarem um dos 365 dias do ano para uma avaliação cardíaca completa. Além disso, durante todo o mês de setembro, haverá uma programação especial em diversos lugares de Rio Preto com palestras, orientação médica e depoimentos de mulheres que já passaram por problemas cardíacos.

Setembro Coração

O mês de setembro é destinado em todo o mundo ao combate das doenças cardíacas e à conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. No dia 29 de setembro comemora-se o “Dia Mundial do Coração”. Em São José do Rio Preto, a campanha entrou para o calendário municipal com lei sancionada em 2016.

A campanha nasceu a partir de dados impactantes sobre doenças cardiovasculares. A princípio, a cardiologista Dra. Mariane Spotti e a radiologista Dra. Marina Bellini, da UMA, ambas com especialização em imagens avançadas do coração, idealizaram o projeto, que comprovavam no dia a dia as estatísticas em seus pacientes. A jornalista Cláudia Lacerda e o publicitário Alessandro Bossan (mentor estratégico do Setembro Coração) decidiram apoiar as médicas.

Hoje, a campanha conta com parcerias importantes da saúde do coração de Rio Preto, como hospitais e planos de saúde. São eles: Grupo Austa, IMC, Incor Rio Preto, Instituto Domingo Braile, PrevClini, Procardíaco, SOSCor, UMA, Unidade Cardio Vascular, além dos parceiros institucionais Braile Biomédica, Hospital de Base/Famerp e Impperial Empreendimentos.

Programação

05/09 – Lançamento oficial da campanha, com a apresentação da websérie Mitos e Verdades do Coração, no Bar do Alemão, no Iguatemi Rio Preto.

05/09 a 15/09 – Palestras no Hospital de Base para colaboradores internos e pacientes (Hospital de Base/Famerp).

16/09 – Caravana do Coração: orientação dos médicos cardiologistas, enfermeiros, estudantes e socorristas à população em locais públicos de Rio Preto sobre a importância do diagnóstico precoce.

Locais: Praças Rui Barbosa e Dom José Marcondes (Grupo Austa – SOSCor – Unidade Cardio Vascular); Poupatempo (IMC), Mercadão (Instituto Domingo Braile e UMA) e Represa (calendário em confirmação).

Palestras em Rotarys, escolas e empresas com grande número de mulheres, conduzidas pelos institutos participantes (Procardíaco e Incor Rio Preto).

24/09 – Evento especial na Escola Maria Peregrina, em que as pessoas aprenderão a fazer a massagem cardíaca (PrevClini).

25/09  – Talk Show do Coração – personalidades médicas e mulheres que já vivenciaram um infarto, que irão contar suas histórias de superação. Será um bate-papo bem informal dirigido ao público, com a participação do Dia CMEE (Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora). Local: Iguatemi Rio Preto, às 20h.

29/09 – Lançamento da cartilha “Cuidados com o Coração”Incor/Rodobens

 

Fonte: Lacerda Comunicação

*Os eventos estão sujeitos à confirmação.

Letícia Minutti
Jornalista. Geminiana. Apaixonada pela vida e fã do Latino nas horas vagas. Não importa o que aconteça, ria, mesmo que seja de nervoso. Se nada der certo? Segue o baile. E se der certo? Continua seguindo o baile.

Comments

comments

About the Author

Letícia Minutti
Letícia Minutti
Jornalista. Geminiana. Apaixonada pela vida e fã do Latino nas horas vagas. Não importa o que aconteça, ria, mesmo que seja de nervoso. Se nada der certo? Segue o baile. E se der certo? Continua seguindo o baile.