#ChargeDaSemana: Jogos Olímpicos dos 7 erros

Em uma semana de Olimpíadas brazucas, tivemos uma linda abertura seguida de uma série de cagadas. É “tanta confusão” (SESSÃO DA TARDE, Narrador Da), que John Coates, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional, disse que “esses têm sido os Jogos mais difíceis que tivemos, em termos de política e economia”.  No final das contas, na nossa #ChargeDaSemana, nos deparamos com a seguinte dificuldade: vamos sacanear com o quê?

Pra resolver o dilema, a solução foi entrar, finalmente, no espírito olímpico e criar um joguinho novo: Os Jogos Olímpicos dos 7 erros. Participar é fácil e você ainda pode testar seus conhecimentos. Observe a imagem abaixo e procure nela sete dos erros encontrados nas Olimpíadas durante a semana que passou.

7errosolimpico

Tá difícil? Então segue a resposta:

1 – Primeiramente: FORA TEMER
Há quem diga que os Jogos Olímpicos são uma ocasião de festividade e que protestos políticos vão contra esse princípio. Na minha (humilde) opinião isso é balela. Temos direito à liberdade de expressão e deveríamos, sim, poder protestar à vontade. Afinal, que oportunidade melhor pra fazer isso do que quando todo mundo está olhando? “Ah! Mas foi a Dilma que vetou isso na tal Lei da Copa”. Beleza fera. E a Dilma errou. Na época, as mesmas pessoas que hoje ostentam o Fora Temer acharam ruim também. Todo mundo tem que ter direito de reclamar.

2 – Filas e mais filas por horas para entrar
Anos e anos de planejamento pra deixar as pessoas por horas na fila, potencialmente perdendo os jogos que queriam aproveitar. Está errado, não deveria rolar e o pior, ainda não conseguiram consertar o erro.

3 – A piscina verde
Uma piscina teoricamente com padrão olímpico fica verde por dias e não sabem responder direito se é a alcalinidade da água, se são algas ou se são os dois. Enquanto isso vem um cara de fora na nossa casa e a gente joga ele numa água estranha.

4 – Falta de comida
São chatos com as coisas que você pode levar, vendem a comida a preço de ouro e mesmo com o cliente pagando caro e dando um lucro absurdo, a comida falta? Tá de sacanagem, né?

5 – As vaias da torcida brasileira
Que o brasileiro precisa ser estudado acho que muita gente concorda. Que a nossa energia é contagiante também. Agora, há de se respeitar o espírito esportivo e de se entender que existem formas mais bacanas de torcer. Por mim é questão de educação mesmo saber respeitar o coleguinha.

6 – A arquibancada vazia
Mais para o final da semana alguém reparou nisso e a imprensa internacional e até os próprios participantes dos jogos começaram a questionar: cadê a torcida? Tem até uma imagem de um sujeito sozinho na arquibancada no meio de centenas de cadeiras vazias. Os melhores do mundo no esporte estão por aqui e não vemos as arquibancadas lotadas. Por que? Ingressos caros, falta de interesse em algumas modalidades, ingressos caros, dificuldades de chegar a alguns locais, ingressos caros e adoção do sistema de “saída sem retorno”. Alguém sugeriu – e eu acho uma boa – levar os jovens das escolas pra encher esses espaços. Mas e a vontade de ganhar dinheiro? Como fica na hora de dar um exemplo?

7 – Olimpíadas da diversidade
Na abertura dava para ver melhor, mas ainda é possível perceber nas arquibancadas que quem vai aos jogos é a classe média-alta. O tom branco de pele domina. Não é todo mundo, claro, mas está longe de ser uma Olimpíada da diversidade e a quilômetros de distância de uma Olimpíada para todo mundo. Esse, realmente, é um erro mais sutil e eu entendo que é o mais difícil de corrigir. Mas é aquela coisa, o primeiro passo para solucionar um problema é admitir que ele exista.

Espero que tenham gostado do jogo e dos jogos. Nos vemos semana que vem ;). E vai Brasil!

 

Everton Mamãe

Estudante de jornalismo pela UFV. Amante de botecos e festeiro por profissão. Dono de um terrível vício em desenhar.

Comments

comments

, , , , , , , , , ,
Everton Mamãe

About Everton Mamãe

Estudante de jornalismo pela UFV. Amante de botecos e festeiro por profissão. Dono de um terrível vício em desenhar.
View all posts by Everton Mamãe →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.