Ciclovia usa luz solar para iluminação noturna e incentiva o uso de bike

É possível citar mil e um benefícios de andar de bike pela cidade, tanto para o planeta quanto para a saúde física e mental. Por outro lado, praticar esse esporte durante a noite é bem complicado, já que a iluminação pode ser precária em diversos pontos, dificultando o acompanhamento da sinalização da ciclovia para os próprios ciclistas e também para os motoristas, que precisam de atenção para não invadirem o espaço.

Pensando nisso, uma cidade na Polônia chamada Lidzbark Warminski, criou uma ciclovia iluminada super sustentável que dá segurança ao ciclista, além de inspirar mais pessoas a pedalarem.

O pavimento da ciclovia é revestido por um material sintético à base de energia solar que brilha no escuro, podendo durar até dez horas seguidas. O projeto foi instalado pela empresa TPA Sp. Z.O.O. e inspirado em uma outra ciclovia criada na Holanda pelo Studio Roosegaarde, onde a iluminação é a partir de luzes LED.

“A ciclovia solar emite um azul muito brilhante e é deslumbrante o contraste desta luminosidade com a floresta escura e o rio a noite. O percurso, quando iluminado, é um elogio agradável à natureza, aos lagos, colinas e campo”, conta o presidente e CEO da TPA, Igor Ruttmar.

Que essa ideia possa incentivar diversas cidades e levar soluções sustentáveis e seguras pelo mundo afora!

Gaby Fernandes

Apaixonada por arte, fotografia e viagens, acredita que a inspiração renova e conecta pessoas. Antes arte do que nunca.

Comments

comments

, , , ,
Gaby Fernandes

About Gaby Fernandes

Apaixonada por arte, fotografia e viagens, acredita que a inspiração renova e conecta pessoas. Antes arte do que nunca.
View all posts by Gaby Fernandes →