Cinco dicas para você se tornar grande mestre Pokémon

Lançado no começo desse mês (julho) em algumas regiões do mundo, Pokémon GO rapidamente reacendeu a febre que o anime Pokémon foi ao final dos anos 90 e meados dos anos 2000 no mundo todo. Caso você ache que estou exagerando, quando digo no mundo todo, dê play no vídeo abaixo que reúne a abertura do anime em 33 idiomas diferentes.

Agora, com o game de realidade aumentada, a nostalgia de toda essa geração que um dia sonhou em se tornar um mestre Pokémon foi avivada.

Apesar de todo o rebuliço causado, nem todo fã pode começar sua jornada Pokémon na data de lançamento. Dentre os muitos que ficaram de fora, estão nós, brazucas. Mas estamos aguardando ansiosamente por essa oportunidade e parece que ela está próxima de terminar. Reza a lenda que o game finalmente vai chegar no país da feijoada agora no final de julho, dia 31. O rumor parte de um site que monitora os servidores do game. Entre os possíveis servidores que serão ligados, estamos nós.

Mas até que isso seja oficializado mesmo, não custa nada recapitular o que sabemos até agora sobre esse afamado e tão desejado game. Por isso, separei alguns tópicos tentando, de forma resumida, compartilhar com os amiguinhos o que sei.

1 – Funcionamento

Pokémon Go é um game de realidade aumentada para smartphones com sitemas Android ou Apple, que vai utilizar a câmera, conexão com a internet e a geo localização do seu aparelho. O mapa do jogo é baseado no mapa real do local onde você se encontra. Nele, serão marcados os locais onde estão os Pokémon, PokéStops e ginásios. E para ter acesso a esses locais será necessário que você se desloque até a região marcada.

Habitats Pokémon – Essas áreas serão marcadas no mapa do jogo em azul. Nelas, as chances de encontrar um Pokémon são mais altas. Você vai poder favoritar e compartilhar esses habitats com os demais jogadores. Cada habitat será povoado por um determinado tipo de Pokémon, que se assemelhe ao local. Por exemplo, se o local for uma praia ou rio será mais fácil de encontrar Pokémon do tipo aquático.

PokéStops – São locais onde você reabastece suas Pokébolas e outros itens. Geralmente ficarão localizadas em monumentos históricos, expressões artísticas, museus, parques, etc.

Ginásios – Em determinado momento do game, você terá que escolher entre três equipes diferentes: Vermelha, Azul ou Amarela. Quando isso acontecer, você poderá fundar ginásios, especificando um de seus Pokémon para defendê-lo. Apenas um Pokémon por membro poderá ficar no ginásio. Assim, para tornar seu ginásio mais forte, será necessário juntar forças com outros membros da sua equipe que estejam próximos do seu ginásio ou do deles.

2 – Como capturar?

Assim que você encontrar um Pokémon, a tela do game vai mudar para primeira pessoa. Com o Pokémon na sua frente você deverá usar o touchscreen para jogar a Pokébola e tentar capturá-lo. Mas não será tão fácil assim, pois o monstrinho não ficará parado esperando ser apanhado. Cada um deles se comporta de uma forma diferente e, para capturar alguns tipos, serão necessárias Pokébolas especiais, que serão liberadas de acordo com seu level de treinador.

Cada Pokémon conta com suas próprias qualidades que são definidas por HP (a quantidade de vida), CP (força) e movimentos. Em batalha, são essas qualidades que irão ditar sua vitória ou derrota. Quanto maior seu nível como treinador, maior são as chances dos Pokémons capturados terem HP e CP mais altos e, consequentemente, será maior a probabilidade de vitória durante uma batalha.

Para um Pokémon evoluir é necessário que você capture vários do mesmo. Por exemplo, se você tem um Charmander e quer que ele evolua para Charmeleon, será necessário que você capture vários Charmander para que, assim, um deles evolua.

Outra forma de adquirir Pokémon além da captura é por meio de ovos que podem ser encontrados nas PokéStops. Uma vez encontrados eles levam um determinado tempo para chocar. Esse tempo será determinado por uma quantidade de distância que você terá que percorrer. Quanto maior a distância, mais raro será o Pokémon.

3 – Batalhas Pokémon e ginásios

Cada membro de uma das equipes poderá fundar ginásios onde seus Pokémons poderão treinar para aumentar as habilidades. Apenas um Pokémon de cada membro da equipe pode permanecer em um determinado ginásio, como já citado no primeiro tópico.

Quando você estabelece um ginásio, você se tornar líder dele. O nível de poder do seu ginásio é contabilizado com ponto de prestígio, que são ganhos defendendo-o de invasores ou batalhando com membros do mesmo. Se os pontos de prestígio do ginásio chegarem à zero, você perde o controle.

4 – Treinadores

Antes de começar sua jornada, você deverá criar e personalizar seu treinador Pokémon. Ele será sua representação no game.

Além do visual, seu treinador terá um level que será aumentado de acordo com a quantidade de XP (experiência) que você adquirir durante suas aventuras. Seja capturando Pokémon, vencendo batalhas ou desbravando locais.

Seu nível vai interferir nas qualidades do Pokémon capturado e nos itens que você vai ter acesso. Como já citado em outros tópicos desse texto.

5 – Fotos

Aos amantes de fotos, Pokémon Go conta com a possibilidade de tirar fotos de locais reais como cenário para os Pokémons que você encontrar ou adicioná-los em fotos já armazenadas no celular e compartilhar elas.
O game deixa claro seu objetivo, que é trazer a experiência das aventuras de Ash Ketchum no universo Pokémon o mais próximo do real. Diferente dos games já lançados, Pokémon Go propõe uma imersão única.

Pokémon Go conta a princípio com os primeiros 151 Pokémons clássicos.

 

Por isso separe um tênis confortável, carregue o celular e let’s Catch ’em All!

CURIOSIDADES

Gameplay

Site oficial do game

História do Pokémon

 

Herick Zerunian

Publicitário, nas horas vagas caçador de monstros, assassino de templários, matador de dragões, sobrevivente de apocalipse nuclear. Deus = vida = Bacon.

Comments

comments

, , , , ,
Herick Zerunian

About Herick Zerunian

Publicitário, nas horas vagas caçador de monstros, assassino de templários, matador de dragões, sobrevivente de apocalipse nuclear. Deus = vida = Bacon.
View all posts by Herick Zerunian →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.