Coma ovos – 5 receitas para o seu dia a dia

Dicas de como preparar o ovo nosso de cada dia variando a receita para não cair na mesmice.

Comer ovos no café-da-manhã não é uma tradição para nós, brasileiros. Mas, de uns tempos para cá, o ovo conquistou as mesas e saiu das marmitas fitness para cair no gosto da galera. Eu, que nunca abri mão do pãozinho com manteiga, acabei me rendendo aos ovos mexidos e como qualquer um, enjoei (ainda mais porque faço marmita). Então, procurei, testei e listei as melhores alternativas para quem está no mesmo barco que eu.
Vem que eu separei cinco receitinhas espertas com ovos para o café da manhã que você pode comer também a hora que der aquela larica!

Eggs GIF - Find & Share on GIPHY

1 – Mexido chic
Sim, só ovo mexido dá uma boa de uma enjoada. Então, quando tenho mais pressa, faço o mexido mais incrementado. Como?
Na frigideira, coloco uma pontinha de faca de manteiga, tomates em cubos e depois, pá, dois ovos. Para temperar: Lemon Pepper, Cebolinha, Salsinha e uma pitada de queijo ralado. Mexido simples e honesto.

2 – Crepioca nossa de cada dia
Omelete enjoa muito, e a Crepioca é uma ótima alternativa para disfarçar a textura de omelete e dar uma nova cara pro rango. A receita é simplória: dois ovos, uma colher de sopa de farinha de tapioca. Mistura tudo, tempera com sal e frigideira. Você pode usar o que preferir: manteiga, azeite, óleo de soja, nada. Eu SEMPRE coloco salsinha no ovo, para dar aquela cor e sabor.
O melhor da Crepioca é que dá para rechear ela com presunto, queijo, frango, alface, tomate. Use a criatividade e seja feliz.

3 – Pão Fake
Essa é minha favorita. Eu bato dois ovos, uma colher de café de fermento em pó (famoso Pó Royal), uma colher de farinha de linhaça (pode ser farinha de chia, de amêndoas, etc. Uso farinhas com baixo teor de carboidratos, mas você pode usar até farinha de aveia). Bate tudo bem batidinho, tempera e leva para o micro-ondas em uma refratária por dois minutinhos. Ele cresce e vira um pãozinho todo fofo e delícia.

4 – Ovos de forno
Essa eu não faço TANTO, mas adoro. E é tipo: bate, assa e come. Fica tipo um bolinho, um muffin de ovos.
Misture ovos com leite, presunto, azeitona, cenoura ralada, queijo ralado, temperinhos verdes, um pouco de água, e eu coloco um pouquinho de fermento para crescer. Unte com manteiga uma vasilha, pode ser forminhas de Cupcakes, se você as tiver. Leve ao forno médio e deixe uma média de 15 minutos. Maravilhoso!
E você pode colocar no recheio o que você tiver aí sobrando na geladeira. Legumes, frango, carne moída, pode gratinar com queijo ralado por cima.

5- Ovos cremosos

Esse é o que eu mais como e amo com força. Por que? Fica pronto em cinco minutinhos e não é só um ovo mexido.
Obs: esse é para quem gosta de gema mais mole.
Primeiro frito uns cubos de bacon artesanal, mas você pode usar qualquer um. Quando o bacon estiver quase frito, coloque os ovos. Quando a clara cozinha, eu desligo o fogo e misturo tudo. Depois é só fazer a mágica: duas colheres de requeijão e temperos. Fica extremamente cremoso, saboroso, suculento. Dá água na boca!

Testem e me contem depois. E ah, se alguém tiver alguma receita bem fácil e vapt-vupt, é só deixar nos comentários!

Mariana Nogueira

Chef por formação, Social Media por destino e colecionadora de aprendizados. Acredita que a vida só faz sentido se tiver o nosso tempero.

Comments

comments

About the Author

Mariana Nogueira
Mariana Nogueira

Chef por formação, Social Media por destino e colecionadora de aprendizados. Acredita que a vida só faz sentido se tiver o nosso tempero.