Cuidado, isso é uma cilada!

Recentemente, No Man’s Sky foi indiciado por propaganda enganosa. A Advertising Standards Authority (ASA), entidade independente que regula a publicidade no Reino Unido, está investigando a Hello Games, responsável pelo título, por consequência de várias queixas de propaganda enganosa.

A acusação é baseada no fato do jogo ter prometido em entrevistas, trailers e releases antes do seu lançamento, uma infinidade de possibilidades que não estavam na versão final do mesmo. Por conta disso e de problemas técnicos apresentados na versão para PC, o game teve uma queda de 91% de jogadores simultâneos na Steam.

 

 

Não é de hoje que nos deparamos com esse tipo de atitude, quando grandes estúdios e produtores independentes prometem a galáxia e no final das contas não entregam nem um aerólito.

Foi o caso de Watch Dogs da Ubisoft, que em sua campanha de marketing, prometeu gráficos e mecânicas de gameplay revolucionárias, mas no final das contas não entregou nem metade do que apresentou nos incríveis trailers de lançamento da campanha.

Assim também foi com Alien Colonial Marines. Foram screenshots e trailers de tirar o fôlego, mas quando, finalmente, os jogadores colocam as mãos no produto final, aquele balde de decepção e uma caixa de lenço para enxugar as lágrimas. Pior ainda porque a SEGA e a Gearbox soltaram um “demo” do jogo e o resultado final foi totalmente diferente:

Outra fatídica atitude de algumas empresas é prometerem um jogo durante sua divulgação e depois o lançarem em pedaços. Com o detalhe de que cada pedaço custa quase o equivalente ao jogo base. Exemplos: Destiny, Evolve ou Star Wars Battlefront. O que obriga o jogador a comprar pacotes de DLCs caso queira ter o jogo completo.

 

É por essas e outras que evito comprar qualquer game em pré-venda e sempre busco manter as expectativas abaixo do esperado. É muito triste ver que esse tipo de atitude se espalha por todas as camadas do entretenimento, onde os investimentos em marketing superam os investimentos na qualidade do produto final.

 

Citei aqui apenas alguns exemplos, mas a lista de games que promoveram picaretagens com os jogadores é extensa. E como mencionado, isso parte tanto de estúdios de grande porte como de produtores independentes. Cabe a nós subirmos nosso crivo de qualidade e segurar nossa ansiedade para evitar qualquer surpresa desagradável.

 

Herick Zerunian

Publicitário, nas horas vagas caçador de monstros, assassino de templários, matador de dragões, sobrevivente de apocalipse nuclear. Deus = vida = Bacon.

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