Da horta para o lixo

Entenda porque algumas coisas saem da sua geladeira direto para o lixo.

Quanto de lixo você produz na sua casa? Quanto deste lixo veio da cozinha? E desse lixo que sai da sua cozinha, quantos alimentos são fruto do desperdício?

Essas três perguntinhas que fiz foram para falar de uma coisa muito importante, tanto pra quem cozinha, quanto pra quem come: o desperdício de alimentos. Hoje, o Brasil é um dos 10 países que MAIS desperdiçam e perdem alimentos em todo o mundo. Só aqui no Brasil são mais de 40 mil toneladas de alimentos por ano que vão para o lixo.

Não raro, quando levo o meu lixo na lixeira do prédio, vejo alimentos inteiros que apodreceram e foram descartados. Você também já deve ter visto e já deve ter jogado aquele vegetal que estava estragado fora, às vezes, acontece mesmo. Mas na maioria das vezes, poderíamos ter evitado esse desperdício. Em um mundo com 800 milhões de pessoas passando fome, segundo a ONU, desperdício é uma palavra que não deveria existir.

Mas como evitar desperdício? Com planejamento. Por isso, separei algumas dicas bem úteis que adotei no meu dia-a-dia e que podem sim, ser muito úteis para todo mundo, principalmente para quem mora sozinho, como eu.

Planeje o seu cardápio: Escreva o que você pretende comer na semana e com esta lista em mãos vá ao mercado e evite os excessos. Não tenha vergonha de comprar um pepino e 2 tomates. É melhor comprar menos, isso te permite variar mais nos pratos do dia-a-dia.

Aproveite: Sabia que as cascas dos alimentos são comestíveis? Claro, cada uma da sua forma e com raras exceções. No caso dos legumes cozidos, podemos aproveitar tudo de abóboras, batatas, cenoura, chuchu, berinjela ou beterraba. Separe uma bucha só para lavar os alimentos. Desta forma, você pode come-los sem medo.

Doe: Se tiver algo na sua casa que vai estragar e você vai perder, dê para alguém. Um amigo, parente ou vizinho. Algumas instituições também aceitam, se informe sobre isso. Ah, é possível congelar também!

Reaproveite: Se você não curte casca de banana, pode fazer ela virar adubo. Também utilizo a casca dos ovos e o pó de café para “adubar” uma mini horta que cultivo. Dá para fazer uma infinidade de sucos utilizando as casas, bem como compotas, geleias e doces (o de casca de melancia é que mais gostei).

Seja criativo: A melhor maneira de não desperdiçar é usando a criatividade e o Google (recomendo). Afinal, quanto maior for o seu desperdício, maior será o seu prejuízo.

Se você come fora sempre, não se esqueça de analisar se a sua fome é compatível com o tamanho da comida, assim você não deixa nada no prato. E se não gostar de algum ingrediente, verifique se há a possibilidade de troca. E dica para os cozinheiros: Nunca se esqueça de pensar muito antes de cozinhar, valorizar o alimento é muito mais que fazer um belo prato digno de 5 estrelas no guia Michelin, é, principalmente, evitar que ele se transforme em lixo. Respeite os alimentos.

Mariana Nogueira

Chef por formação, Social Media por destino e colecionadora de aprendizados. Acredita que a vida só faz sentido se tiver o nosso tempero.

Comments

comments

, , , , ,
Mariana Nogueira

About Mariana Nogueira

Chef por formação, Social Media por destino e colecionadora de aprendizados. Acredita que a vida só faz sentido se tiver o nosso tempero.
View all posts by Mariana Nogueira →