Desmistificando o pão de alho

O pãozinho de alho é muito bom para ser membro ativo só dos churrascos.

Chegou o momento de falarmos aobre algo muito importante. Eu tentei adiar por semanas esse assunto, mas hoje, a gente vai falar de Pão de Alho.

Está na hora de quebrarmos o tabu de que ele só pode aparecer no churrasco. O pão de alho é muito bom pra gente esperar um churras.

Dizem que o original, surgiu na Itália, mas como boa brasileira, sei que já nos apropriamos dos pãezinhos e os transformamos numa legítima iguaria tupiniquim. Quando a gente coloca algo como ingrediente fundamental num churrasco, automaticamente isso se torna brasileiro desde criancinha. Porque não há, nesse mundo, nada mais BR que um bom churrasquinho. Porém, precisamos cortar o cordão umbilical entre churrasco e pão de alho, e deixar o pãozinho ser feliz em todas as mesas, todos os dias. Afinal, “Quem não gosta de pão de alho, bom sujeito não é”, já dizia Caymmi.

Acredito que o preconceito de assumir o Pão de Alho no nosso cardápio cotidiano, está justamente no alho. Porque pão mesmo, a gente come aos montes.

Vamos falar desse dentinho?

Garlic GIF by slugspoon - Find & Share on GIPHY

O alho é o rei dos temperos. Ele estimula o metabolismo, fortalece o sistema imunológico (alô saúde), ajuda a controlar níveis de testosterona ( ͡° ͜ʖ ͡°), dá um help no detox, ajuda a combater infecções e ainda dá uma ajudinha na quantidade de potássio e cálcio. E ah, tanto faz se o seu pão de alho foi comprado ou feito em casa.

Dê uma chance ao pão de alho em todos os momentos da sua vida.  Esse fofinho, crocante e delicioso item da nossa gastronomia é indispensável no almoço de domingo, na larica da madrugada e por que não, no café da manhã? E pra quem vai dar desculpinhas de que “pão de alho tá caro” (ok, concordo), segue aí uma receita especial pra reaproveitar aquele pãozinho que está mais mole que a nossa barriga de cerveja.

Estão atentos?

 

Anotem os ingredientes:

1 pão francês – de qualquer dia do passado.

1 colher de sopa de maionese

1 colher de sopa de margarina

½ dente de alho bem picadinho (dica: tire aquela parte do meio)

Salsinha a gosto.

 

Misture tudo, corte o pão do jeito que você gostar (sem cagar regras, ok?). Passe a misturinha no pão, embrulhe no papel alumínio e pronto. Churrasqueira ou forno, por uns 10 minutinhos.  Não esquece de abrir o papel alumínio no fim, pra dar aquela douradinha. E se quiser, salpique um parmesão ralado por cima!

Só uma coisa a dizer sobre essa receita:

 

 

 

Mariana Nogueira

Chef por formação, Social Media por destino e colecionadora de aprendizados. Acredita que a vida só faz sentido se tiver o nosso tempero.

Comments

comments

, , ,
Mariana Nogueira

About Mariana Nogueira

Chef por formação, Social Media por destino e colecionadora de aprendizados. Acredita que a vida só faz sentido se tiver o nosso tempero.
View all posts by Mariana Nogueira →