Diafragma Rock’n’Roll, por Bob Gruen

Conhecido por suas fotografias no cenário do rock, o fotógrafo estado-unidense Bob Gruen viveu o auge da cena, registrando momentos inesquecíveis de grandes artistas, bandas e o que rolava por trás dos palcos.

Bob Gruen: Westbeth Centre for the Arts, New York, 2013

Bob nasceu em 1945. O primeiro contato com a fotografia foi através de sua mãe, que tinha como hobby fotografar. Aos sete anos, ganhou sua primeira câmera e aos 13 teve uma foto lançada no jornal da cidade em que morava. Antes de fotografar as estrelas do rock, fazia trabalhos como Papai Noel, fotografava bebês e obras de museus.
Sua história dentro do rock’n’roll começou quando foi “morar” com a banda The Justice League, onde começou a viajar com os integrantes e essa experiência rendeu boas fotos de shows e bastidores, como ele mesmo diz: “Sempre estive no lugar certo na hora certa”.

A gravadora da banda gostou tanto das fotos que o indicou para outros artistas e foi nesse momento que tirou a sorte grande.
A segunda foto que fez sua carreira realmente deslanchar foi uma que tirou de Ike e Tina Turner. Depois do show, Bob estava mostrando a foto a um casal de amigos no momento em que Ike passava, nessa hora o amigo empurrou Bob para cima e falou para que mostrasse a foto a Ike.

Ike & Tina Turner, NYC – 1971

Bob Gruen se tornou amigo de grandes artistas e isso facilitava grandes cliques espontâneos – as fotos variam desde shows à capas de discos. Inclusive, um grande astro lhe ficou muito íntimo: John Winston Lennon. Bob o fotografou tempos antes do assassinato ocorrido em 1980. Aliás, fotos que ficaram bastante conhecidas.

John Lennon, NYC – 1974

Por sua câmera também passaram The Ramones, Sex Pistols, Bob Dylan, Led Zeppelin e vários outros artistas.

 

Ramones, NYC – 1975

 

Sex Pistols, Luxembourg – 1977

 

Bob Dylan, CT – 1975

 

Led Zeppelin alugou o avião Boeing 720 para a turnê de 1973

 

Tina Turner, NYC – 1970

Hoje em dia, Bob continua fazendo grandes cliques de bandas:

Barb Wire Dolls – 2016

Abaixo, foto da exposição que aconteceu em 2012 no Brasil, Let’s Rock – A Exposição:

Let’s Rock – A Exposição – Foto by Carol Riberto

No dia 6 de março de 2011 foi  lançado o documentário Rock ‘N’ Roll Exposed: The Photography of Bob Gruen, dirigido por Don Letts. Conheça mais sobre a vida de BOB GRUEN e o que o diafragma de sua câmera registrou:

 

Micheli Zingaro

Apaixonada por fotografia, tem 22 anos, formou-se em Publicidade e Propaganda e com a fotografia tenta passar outras coisas que admira como psicologia, artes, jornalismo e arquitetura, assuntos esses que estão ligados dentro do nosso universo.

Comments

comments

About the Author

Micheli Zingaro
Micheli Zingaro

Apaixonada por fotografia, tem 22 anos, formou-se em Publicidade e Propaganda e com a fotografia tenta passar outras coisas que admira como psicologia, artes, jornalismo e arquitetura, assuntos esses que estão ligados dentro do nosso universo.