Dicas sobre pinceis: quais usar e como cuidar

Aposto que você já olhou pra um kit de pinceis e pensou: “Nunca vou conseguir usar isso tudo”. Ou então teve a infelicidade de comprá-lo e só depois descobrir que você não ia, de fato, usar todos eles. Ou ainda perceber depois de pouco tempo, que seu pincel está todo danificado, com cerdas caindo ou com o cabo soltando.

Existem vários tipos de ferramentas que facilitam nossa vida na hora da maquiagem, mas nós não precisamos necessariamente de todos elas, dá para escolher os principais e montar um kitzinho com a sua cara, com pinceis que vão durar por mais tempo e que você realmente vai usar.

Aqui vão algumas dicas:

 

  • Não é preciso ter um muitos pinceis

A não ser que você trabalhe com maquiagem e realmente precise. Não há necessidade de ter vários pinceis ou comprar aqueles kits enormes.

Analise bem o que você costuma usar como maquiagem para ter o essencial.

Os pinceis que mais são úteis pra quem quer começar um kit (na minha opinião) são:

1- Pincel para pó: não é todo mundo que usa pó, mas para quem usa, o pincel é bem melhor do que a esponjinha que costuma vir na embalagem. Ele deposita menos produto, deixando um ar mais natural.

2- Pincel para blush: aplicação de blush e contorno

3- Pincel Chanfrado: como dito anteriormente, ele tem várias funções e entre elas é delinear (com sombra ou delineador em gel)

4- Pincel de Esfumar: ele está na lista dos pinceis multifuncionais. Dos pinceis para olhos, ele é o mais importante para esfumar a sombra deixa a make mais bonita, sem deixar a sombra marcada.

5- Pincel Flat Kabuki para base: o pincel kabuki de topo reto é o melhor para aplicar base do que o famoso língua de gato. Ele esfuma mais o produto, deixando um acabamento mais bonito.

6 – Pincel para aplicar sombra: ele tem um formato mais “chato” do que o de esfumar.

 

  • Você não precisa usar pinceis, se não quiser

Isso mesmo, você é livre pra se maquiar da forma que preferir. Se você gosta de aplicar base com as mãos, por exemplo, fique à vontade! O acabamento fica lindo também.

Eu, por exemplo, tenho vários pinceis e esponjas para corretivo e sempre acabo aplicando com os dedos.

A única desvantagem em aplicar produtos cremosos com a mão, é que acaba desperdiçando um pouquinho mais do que se você tivesse feito com um pincel. E ninguém gosta de desperdício, né!?

 

  • Limpe os seus pincéis, eles terão vida longa!

A higiene dos pincéis é muito importante, não só pra saúde deles, como também pra saúde da sua pele!

Quando você usa um pincel com acúmulo de sujeira, com resíduos de produtos, eles ficam cheios de bactérias, ácaros e fungos. Isso é super prejudicial.

O ideal é mantê-los sempre limpos, lavando pelo menos uma vez por semana com xampu ou sabonete neutro e deixar secar naturalmente.

Como não dá para lavar todos os dias, você pode usar um higienizador de pinceis para dar uma limpada “à seco”.

E atenção para não molhar demais o cabo! As cerdas e o cabo são presos com cola, quanto mais você molhar, mais perigoso é ele se soltar.

 

  • Não deixe eles expostos!

Sabe aquela bancada linda com os pinceis todos dentro de potinhos iguais aos das blogueiras? Então, não pode.

Se você deixa os pinceis expostos dessa forma, eles vão acumulando poeira e ácaros, depois isso é transferido para a sua pele.

O ideal é guardá-los em local fechado e sem umidade. Aliás, todos os itens de maquiagem devem ser guardados dessa forma.

 

  • Invista em pinceis de qualidade

Procure sempre prestar bastante atenção no pincel e se ele, de fato, parece ter boa qualidade. Isso determina muito a vida útil deles. Somando isso com os cuidados de limpeza e armazenamento, você vai ter seu pincel por anos sem precisar trocá-lo.

Pesquise bem e tente comprar em lojas físicas – ou de marcas que você já conhece. Pincel caro não é sinônimo de boa qualidade.

 

  • Os pinceis não tem uma função obrigatória

Conforme você vai se maquiando, vai descobrindo que eles não tem apenas uma função e podem servir para várias outras. Vou dar alguns exemplos:

– Pincel de Blush: existem vários formatos. Tem o redondinho, como se fosse um “mini pincel de pó”, ou aqueles angulados. Esse tipo de pincel pode ser usado para passar pó em áreas menores do rosto, fazendo contorno em pó e aplicar iluminador.

– Pincel Duo Fiber: como o próprio nome já diz, é um pincel com dois tipos de fibras (natural e sintética). Por esse motivo ele deixa a aplicação dos produtos com aspecto mais leve. Ele é super versátil e tem sua versão em vários tamanhos. Você pode usá-lo para aplicar produtos líquidos, cremosos ou em pó.

– Pincel de Esfumar: pincel de esfumar sombra também é ótimo para aplicação de corretivo. Melhor que o próprio pincel de corretivo, inclusive. Ele também serve para aplicação de pó translucido para selar o corretivo e para aplicar iluminador.

– Pincel de lábios: aqueles menores e mais finos podem ser usados para fazer delineado.

– Pincel de chanfrado: preenche as sobrancelhas e é super preciso para aplicação de sombra em locais pequenos, como a parte inferior dos olhos. Dá para aplicar delineador em gel e até batom.

Enfim, existem vários jeitos de usar cada um deles e isso fica a seu critério na hora da make. A única restrição é: não dá pra usar um único pincel em vários produtos simultaneamente.

 

  • Pinceis podem ser substituídos por esponjas: 

Você já deve ter visto essas esponjinhas em forma de gota (a mais famosa é a Beauty Blender), ou em forma que queijinho. Elas servem para aplicação de bases e corretivos. Podem ser usadas secas ou umedecidas e dão um acabamento incrível na pele, principalmente para quem tem acne e manchas. Como a aplicação é feita com batidinhas, ela consegue camuflar muito bem.

E ai? Você tem algum pincel que não vive sem?!

Thaline Correa
Pedagoga por formação, mas trabalha na área de tecnologia. 25 anos. Apaixonada por maquiagem e com muita vontade de dividir isso

Comments

comments

About the Author

Thaline Correa
Thaline Correa
Pedagoga por formação, mas trabalha na área de tecnologia. 25 anos. Apaixonada por maquiagem e com muita vontade de dividir isso