Estudante cria canal no YouTube para ensinar maquiagem em Libras

Hoje em dia, uma das coisas mais comuns na internet é encontrar tutoriais de maquiagem no YouTube, temos um grande número de canais que se dedicam a ensinar as pessoas a se maquiarem. Isso também aconteceu com a Bruna Borges Duarte, porém com um grande diferencial: ela ensina maquiagem em Libras (Língua Brasileira de Sinais)!

Conheci o canal da Bruna por acaso, vi um comentário dela em um vídeo chamando as pessoas para conhecerem o seu canal, dizendo que fazia tutoriais de maquiagem usando Libras. Achei a ideia sensacional, entrei no canal e acabei vendo três vídeos de uma vez só. Coloquei na minha cabeça que isso é, definitivamente, algo que deve ser compartilhado.

A ideia do canal começou em um sarau de fim de semestre da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde ela cursa Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa. A professora propôs que cada aluno apresentasse algo que tivesse afinidade ao ingresso na graduação. Como Bruna é maquiadora e exerceu essa profissão durante três anos, escolheu exibir um vídeo de um tutorial de maquiagem em Libras explicando como reproduzir a maquiagem passo a passo. Bruna contou que quando a apresentação acabou ela ficou pensando muito na ideia de criar um canal para ensinar as pessoas surdas. Ela chegou a pesquisar na internet se já haviam outras pessoas que faziam esse trabalho e descobriu três canais, todos eles criados por meninas surdas. O canal da Bruna é o primeiro criado por uma pessoa ouvinte.

Além dos tutoriais de maquiagem, ela também aborda temas como: empoderamento, aceitação e amor próprio

 

Ela é maquiadora profissional formada por três institutos de maquiagem e resolveu unir seus conhecimentos em make e Libras para ensinar meninas e mulheres surdas a se maquiarem sozinhas e construírem autoconfiança e autoestima.

Em um bate-papo com a Bruna, perguntei qual era a maior motivação que ela tinha para desenvolver esse conteúdo: “Minha maior motivação para fazer o canal foi realmente passar o que eu sei para outras mulheres, pois eu já era maquiadora antes de me mudar para São Carlos – SP, onde faço o curso TILSP da UFSCar. Minha motivação hoje em dia são os recados que recebo das mulheres surdas que aprenderam coisas com meus vídeos, que reproduziram o que eu ensinei, mas, principalmente, o empoderamento que a gente constrói juntas. É uma luta diária para vencer os padrões de beleza. Adaptar a maquiagem para o que temos de melhor e não para esconder o que não nos agrada é algo que tenho sempre em mente, e tento sempre explicar nos vídeos.”

“A maior dificuldade é achar tempo para me dedicar ao canal, já que meu curso é integral e aos finais de semana eu também estudo para conseguir cumprir os estudos da faculdade e acompanhar o ritmo de tudo. E para gravar os vídeos, a maior dificuldade é na edição, especialmente na legenda, quando eu que só tenho dois anos de língua de sinais tenho que passar de libras para o português. Mas acredito que conforme for aprendendo, vou melhorando no processo de tradução.” Mesmo assim ela continua fazendo, pois acredita no quanto é importante – e de fato é.

Só nos resta torcer muito para que o canal da Bruna cresça e alcance mais mulheres que precisam desse conteúdo maravilhoso, já que ele não é nada comum e totalmente necessário.

E que cada vez mais pessoas se sintam inspiradas para ajudar as outras da forma que lhes cabe 🙂

Os vídeos têm legendas, então se você é ouvinte também pode assisti-los.

Visite o canal da Bruna e as redes sociais dela: Site InstagramCanal YouTubeFanpage

Thaline Correa
Pedagoga por formação, mas trabalha na área de tecnologia. 25 anos. Apaixonada por maquiagem e com muita vontade de dividir isso

Comments

comments

About the Author

Thaline Correa
Thaline Correa
Pedagoga por formação, mas trabalha na área de tecnologia. 25 anos. Apaixonada por maquiagem e com muita vontade de dividir isso