Google Assistente é liberado na Play Store. Afinal, que diferença isso faz?

Primeiramente, caso você não saiba o que é o Google Assistente, antigo Google Now, se trata do sistema de Inteligência Artificial criado para interação entre usuário e dispositivo.

A proposta da Google é oferecer novas possibilidades de uso com recursos como o de reconhecimento de música, aviso de lembretes, tradutor, alarmes, jogos, notícias, ou até mesmo fazer solicitação de rota no GPS apenas com o comando de voz.

A novidade do recurso, segundo a divulgação da Google, se diferencia com uma capacidade melhor de entender contexto e relacionar coisas, respondendo com mais proximidade, mesmo sem informações precisas.

A câmera do seu dispositivo pode ser usada para obter informações através do Assistente como, por exemplo, ao direcionar a câmera para uma maçã, você pode perguntar e assim obter a informação nutricional.

Parece ser só o início de uma proposta muito mais ousada da Google, que já direciona seus projetos, visando integração e usabilidade com os próprios produtos e também de terceiros.

Aproveite algumas dicas de opções para usar o Google Assistente, lembrando que é preciso estar conectado a internet.

Ativar o Google Assistente

 

1. Basta dizer “Ok Google” na tela inicial de seu celular. Celulares com o Pixel Launcher, toque e segure o botão Home da navegação; o assistente irá responder: “Oi! Como posso ajudar?”.

 

Encontrar jogos

 

2. Diga: “Eu quero um jogo” e o Google Assistente exibirá uma lista de jogos. Para ver os resultados, basta deslizar para a direita.

 

Jogos de bate-papo

 

1. Os jogos de bate-papo são jogos de adivinhações por meio de enigmas e emojis através do próprio chat já iniciado pelo Assistente.

 

 

2. Por exemplo, no jogo “Filmes com emoticons”, o Assistente lhe dará uma dica seguido de uma sequência de emojis para você tentar descobrir o filme. Se souber, basta tocar no botão microfone que se encontra na parte inferior da tela e dizer o nome do filme. Você também poderá pedir uma dica, passar para um novo filme ou sair do jogo.

 

Jogos de perguntas

 

1. Nos jogos de perguntas, você poderá testar seus conhecimentos em diferentes áreas, como geografia, entretenimento, matemática, entre outros.

 

 

2. As perguntas da área escolhida são exibidas na tela com quatro alternativas de resposta e uma contagem de tempo em forma de uma barra acima da pergunta. Escolhendo uma resposta certa, o Assistente sinalizará com um marcador verde e, caso contrário, um marcador vermelho aparecerá. Ao final das perguntas, você poderá ver a sua pontuação, além de escolher jogar novamente, mudar o nível de dificuldade ou revisar suas perguntas.

 

Jogos com Doodle do Google

 

1. Além de jogos de bate-papo e de perguntas, você poderá jogar os Doodles da Google, aquelas homenagens especiais que aparecem em sua página principal. Entre a variedade de jogos você pode encontrar opções como um gerador de música visual, cubo mágico e até PacMan.

 

Jogos clássicos

 

1. Falando em jogos, têm os clássicos como o Jogo da Velha, a Cobrinha e a Paciência.

 

 

2. Selecionando o jogo, interaja contra o Assistente da Google dentro do próprio chat iniciado, sem a necessidade de instalar um aplicativo a parte em seu dispositivo.

 

Contar piada

 

1. Gosta de piadas? Basta dizer: “Me conta uma piada” para que comece. Se você vai achar graça, é só ir testando mesmo.

Em um futuro não muito distante, a versão em português receberá mais novidades de recursos que já estão sendo utilizadas em alguns países.

 

Requisitos mínimo para usar o Google Assistente:

Android 6.0 Marshmallow ou superior
Mais de 1.5 GB de RAM
Resolução de tela de 720p (HD)

Jonas Rodrigues

Nada é por acaso, inclusive a procrastinação.
Publicitário, empreendedor e detentor da fórmula da juventude.

Comments

comments

About the Author

Jonas Rodrigues
Jonas Rodrigues

Nada é por acaso, inclusive a procrastinação.
Publicitário, empreendedor e detentor da fórmula da juventude.