A guerra do SPOILER: como sobreviver?

Assistir séries já pode ser considerado um hábito bastante comum no nosso cotidiano desde a ascensão das plataformas de streaming, que criaram mais oportunidades e acessibilidade a esse conteúdo. Além disso, o surgimento de fenômenos mundiais como Game Of Thrones e Stranger Things, traz consigo as partes ruins da fama e, aqui chegamos ao capítulo principal deste guia: como sobreviver aos tão terríveis e amaldiçoados spoilers?

Se você também acha que pode ser considerado um crime pessoal quando um amiguinho muito egoísta assiste à série, naquele gato mal feito no wi-fi do vizinho, e se empodera de escolher por estragar completamente a experiência das outras pessoas, junte-se a nós! Abre aquele bloquinho de notas que essas é pra gente guardar do lado esquerdo do peito.

  • Entenda o que é um spoiler:

Se a série tem uma audiência consideravelmente popular, ela leva pelo menos 24 horas para chegar ao público pelo principal canal de distribuição: as plataformas de arquivos torrent. Devido a isso, é de senso comum que pelo menos 24h após a exibição do episódio sejam protegidas, até porque, as séries são transmitidas durante a noite, quando as pessoas geralmente estão dormindo para trabalhar no dia seguinte.

  • Abra mão de internet por um bem maior:

Eu sei que é complicado, eu sei que é praticamente impossível mas, infelizmente, chegamos a tempos realmente dolorosos com a popularização massiva de alguns programas, quando aliada ao fácil acesso às redes sociais. Se você precisa se proteger de um episódio que tenha vazado daquela série que todo mundo assiste, no fundo, você sabe que, se muita gente assiste, a chance de um idiota egoísta também assistir é irremediável.

* Spoiler Shield:

Esse plug-in funciona como uma espécie de aplicativo que fica instalado no seu navegador. Clicando no link no nome do aplicativo você pode fazer o download gratuito. Após ser instalado, o aplicativo se abre sozinho, apresentando um rápido tutorial de dicas de uso, e, de forma simples, você seleciona as séries das quais quer ser protegido. Uma vez que você confirme os seriados, a extensão passa a proteger todas as páginas que você acessar, especialmente redes sociais. Essa proteção funciona como um aviso censurando a notícia ou imagem, com uma identificação sobre qual série se trata e, dentro dessa janela, você pode escolher se deseja ler aquela mensagem ou apenas continuar protegido.

  • Entre com sua conta em risco:

Eu sei muito bem o quanto terceirizar a culpa facilita na resolução das coisas mas, em alguns pontos nós simplesmente precisamos deixar algumas hipocrisias de lado simplesmente porque elas não fazem sentido algum. Com a acessibilidade das plataformas digitais e o gigantesco aumento no consumo desse tipo de programa, alguns fenômenos podem se destacar facilmente na multidão, como Game of Thrones, Stranger Things ou The Walking Dead. Pode até ser uma certeza não concreta mas, conectar-se em suas redes também te torna disponível para os spoilers.

  • Trate de se atualizar:

E pra encerrar, voltamos ao primeiro ponto deste texto, saiba o que é um spoiler. É claro que ninguém é obrigado a nada, mas não faz o mínimo de sentido reclamar sobre algo que foi transmitido a, por exemplo, um mês da data de lançamento. Como comentado na primeira dica é importante que saibamos lidar com o fato de uma série também ser um produto e assim como qualquer outra coisa ela possui um tempo de vida útil, e ele se esgota. Uma semana é o prazo médio, após esse tempo as pessoas obviamente precisam comentar sobre o acontecimento, absorver, produzir conteúdo e, muito provavelmente, esquecido.

*

Anotado marujos? Espero que essas dicas ajudem pelo menos uma pessoa a se defender desses verdadeiros vilões do mundo moderno.

Até a próxima 😉

Jôicy Franco

Social Media, 24 invernos.
Basicamente um desenho animado tentando sobreviver no mundo real.

Comments

comments

About the Author

Jôicy Franco
Jôicy Franco

Social Media, 24 invernos.
Basicamente um desenho animado tentando sobreviver no mundo real.