A jornada pelos Leões de Cannes

Do dia 17 a 24 de junho, aconteceu na cidade de Cannes, na França, o maior e mais respeitado festival de publicidade do mundo, o Cannes Lions Festival of Creativity. O evento foi criado em 1953 e, inicialmente, apresentava apenas uma categoria, a de filme. Hoje, em sua 64ª edição, o festival possui mais de 20 categorias.

As agências brasileiras sempre marcaram presença no evento e, há alguns anos, elas vem se destacando pela quantidade de prêmios que recebem. O primeiro Leão de Ouro (prêmio dado ao vencedor de uma categoria) do Brasil veio em 1974 com o filme Homem com mais de quarenta anos, criado por Washington Olivetto e Francesc Petit da agência DPZ para o Conselho Nacional de Propaganda. A partir disso, o Brasil não parou mais de colecionar leões e colocou o mercado publicitário nacional entre os mais respeitados do mundo.

 

Na edição de 2017, o Brasil conquistou 99 leões, sendo 14 de ouro, 33 de prata e 52 de bronze, um aumento de 10% em relação ao ano passado, onde trouxemos 90 leões da França. Trata-se da 4ª melhor performance das agências brasileiras na história do festival. O recorde foi na edição de 2014, quando o Brasil conquistou 116 leões.

Tivemos alguns destaques como, por exemplo, o único prêmio que veio da categoria filme. O comercial criado pela F/Nazca para o lançamento da nova câmera Leica M – Monochrom levou o bronze na categoria mais antiga do festival.

 

Na categoria “Entretenimento”, a ação criada pela agência Soko para a Netflix estrelada pela Xuxa para divulgar a série Stranger Things, faturou o bronze.

 

A Ogilvy levou o ouro na categoria Print & Publishing com a campanha para a Forbes Magazine. Nas peças, Bill Gates, Carlos Slim e Mark Zuckerberg (todos integrantes da lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes) ganharam versões femininas e qual seriam suas reais posições na lista caso fosse mulheres. A campanha quer conscientizar sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres.

 

Estão lembrados do time de futebol que jogou com preços nos uniformes? Isso mesmo, a ação promovida pela DM9DDB para o Walmart e que falamos aqui levou o leão de bronze na categoria Promo & Activation.

 

A lista completa dos premiados, assim como as campanhas vitoriosas, você pode encontrar clicando aqui.

Mauricio Colar

28 anos, publicitário (isso já diz tudo sobre mim)

Comments

comments

About the Author

Mauricio Colar
Mauricio Colar

28 anos, publicitário (isso já diz tudo sobre mim)