Manual de boas compras para quem mora sozinho

Dicas espertas para fazer um supermercado saudável, econômico e bacana.

Sempre que converso com as minhas amigas e digo que prefiro ir ao supermercado do que ao shopping, elas riem. É verdade. Eu amo supermercado e herdei isso do meu pai. Não há arara de roupas que me encante mais que um hortifrúti. E com toda essa paixão por comprar comida, somada ao tempo em que moro sozinha e o gosto pelas panelas, reuni dicas importantes para quem nunca sabe o que comprar e tem mini infartos de dúvida.

Eu sei. Às vezes o supermercado parece um desafio. O que comprar? O que quero comer essa semana/mês? O que meu dinheiro consegue comprar? Será que levo um desses aqui? Quanto tempo essa fruta dura na geladeira? Essas e muitas dúvidas são bastante comuns. Então, bora ver essas preciosas dicas?

 

  1. Mercado e fome não combinam

Sim. SEMPRE evite ir ao mercado com fome, a gente acaba pegando mais coisas do que precisa e, consequentemente, gastando mais dinheiro. Vá após uma refeição e tudo ficará sob controle.

  1. Faça uma lista do que você precisa

Dê uma olhada na dispensa, nos armários e na geladeira. Não estoque nada desnecessário e que você sabe que NUNCA vai usar de novo. Deixe o estoque para coisas que você consome MUITO e que demoram para estragar.

  1. Organize-se financeiramente

Usar calculadora e procurar promoções não é motivo nenhum de vergonha, pelo contrário. Quando uso a calculadora e vejo qual mercado tem o que preciso, com um preço menor, economizo. E dinheiro sobrando, né mores, quem não gosta?

  1. Evite o setor de congelados, salgadinhos e doces

Ok. Essa dica é mais de saúde do que de compras, mas esses corredores simbolizam o próprio capiroto encarnado e embalado. Na maioria das vezes, nessas prateleiras encontramos comida boa, mas que vão te levar à falência e à uma boa pança.

  1. Ninguém precisa ser chef para cozinhar

Certo? Se você não sabe cozinhar, não precisa dar essa desculpa. Temos milhares de sites/apps de receitas fáceis em um clique. Pare de stalkear o crush e procure uma coisa legal para cozinhar. Quem sabe você não convida o crush para o jantar?

  1. Faça escolhas inteligentes

Se você precisa de frutas, não precisa comprar seis tipos diferentes, escolha duas para a semana e foque nelas. Na semana seguinte, você pula para outras duas e assim vai, até que você se delicie com tudo que gosta. O mesmo para todo o resto. Você não precisa estocar comida porque não viveremos nenhum ataque zumbi.

  1. Seja receptivo com novos sabores

Eu até entendo que existam paladares infantis, mas não aceito. Por que? Porque temos tantos ingredientes no Brasil, são verduras, legumes, frutas, temperos, grãos e proteínas interessantes que considero um atentado às papilas gustativas ficar só no “de sempre”. Esteja aberto às coisas novas, como diz a sua mãe – eu tenho CERTEZA que ela já disse isso -: Se você não experimentar, como sabe que não gosta?

  1. Faça o momento ser prazeroso

Se você odeia supermercado, tudo bem. Mas se você só tem preguiça, respira fundo, conta até dez, pegue um carrinho e caminhe tranquilamente pelos corredores. Transforme o momento em algo prazeroso, desfrute da liberdade de escolher sua própria comida. Lembre-se que você passou grande parte da vida comendo o que as pessoas lhe ofereciam, aproveite!

Espero que essas dicas que reuni ao longo dos anos morando sozinha, experimentando e cozinhando muito sirvam para você, como servem para mim. E se, ainda assim, você continuar não sabendo lidar com as compras de supermercado, me chama!

Mariana Nogueira
Chef por formação, Social Media por destino e colecionadora de aprendizados. Acredita que a vida só faz sentido se tiver o nosso tempero.

Comments

comments

About the Author

Mariana Nogueira
Mariana Nogueira
Chef por formação, Social Media por destino e colecionadora de aprendizados. Acredita que a vida só faz sentido se tiver o nosso tempero.