O fenômeno Game Of Thrones

No último domingo (16), foi ao ar o primeiro episódio da 7ª (e penúltima) temporada de Game of Thrones. Todos nós já conhecemos o sucesso estrondoso que a série da HBO baseada nos livros As Crônicas de Gelo e Fogo escrita por George R. R. Martin faz, por isso, esse artigo tem a intenção de mostrar alguns números que ilustram o tamanho do engajamento que Jon Snow e companhia geram. NÃO CONTÉM SPOILERS.

Audiência:

Para se ter uma ideia, na primeira temporada (2011), a HBO registrou uma audiência de 2,52 milhões de expectadores, e logo o primeiro episódio da 7ª temporada bateu o recorde de audiência da série e ultrapassou, inclusive, o desfecho da temporada anterior, alcançando uma audiência absurda de 10,1 milhões de expectadores. A season finale da 6ª temporada tinha alcançado uma marca de 8,89 milhões de expectadores. Quando somamos as reprises da HBO e os serviços de streaming HBO GO e HBO Now, Dragonstone (primeiro episódio da 7ª temporada), foi assistido 16,1 milhões de vezes apenas nas primeiras horas após ir ao ar. Além disso, Game Of Thrones é a série mais pirateada da história. Se levarmos em consideração apenas os downloads em torrent, as primeiras cópias do episódio no último domingo já haviam alcançado um total de 130 mil compartilhamentos algumas horas após seu início.

 

Engajamento nas redes sociais:

Vamos lá: a fanpage oficial de Game Of Thrones já conta com mais de 21 milhões de curtidas, seu canal no YouTube tem mais de três milhões de inscritos, o perfil no Twitter já ultrapassou a marca dos cinco milhões de seguidores e o perfil no Instagram já possui 3,4 milhões de seguidores. O primeiro episódio da 7ª temporada teve um total de 2,7 milhões de tweets, tornando-se o episódio mais tweetado da série de todos os tempos. O aumento com relação à estreia da 6ª temporada foi de 18% e, desse total, 7% foi gerado pela participação especial do cantor Ed Sheeran.

 

Coisas inspiradas na série:

Game Of Thrones inspirou muitas coisas como campanhas publicitárias, paródias da música de abertura, imitações da abertura e muito mais.

Nas campanhas publicitárias, já tivemos Bradesco, Mc Donald’s e Colgate brincando com a série.

 

Já tivemos a abertura de Game Of Thrones nas versões nordeste do Brasil, Os Simpsons, Lego e até Super Mario.

 

 

 

 

A série é, sem dúvida, uma das maiores de todos os tempos! Já estamos na penúltima temporada e o número de expectadores só cresce e a trama evolui de forma inteligente. Agora é aguardar e assistir.

Mauricio Colar

28 anos, publicitário (isso já diz tudo sobre mim)

Comments

comments

About the Author

Mauricio Colar
Mauricio Colar

28 anos, publicitário (isso já diz tudo sobre mim)