Planeje sempre!

O carnaval passou e agora muitas pessoas têm desejado Feliz 2017. É interessante o fato das pessoas pensarem que o ano só começa após o carnaval. Sem julgamentos, isso vem de uma cultura bem cultivada no Brasil. Mas não deveríamos parar para repensar isso?

Tanto em termos empresariais como pessoais, planejamento significa se antecipar ao que possa vir e programar-se para objetivos que queira alcançar. Para comprar uma casa, para fazer uma faculdade, para realizar uma viagem, para definir o rumo de sua empresa… Tudo isso demanda planejamento.

Em termos de planejamento estratégico empresarial, digamos que o do ano de 2017 já deveria estar pronto na metade de 2016. Muito antecipado? Não! Deve-se ter os objetivos da empresa bem claros para que possa traçar estratégias e ações que a levarão ao sucesso.

A falta de planejamento tem feito com que as empresas corram atrás dos concorrentes e, assim, não se destaquem com suas ações de marketing. É difícil criar esse hábito, porém, ele é necessário. Se uma empresa não possui uma estratégia bem definida, ela pode crescer, claro, mas numa desordem tão grande que chegará um momento em que se perderá no mercado.

Veja cinco passos simples que ajudarão na criação de um planejamento estratégico:

1 – Defina seu objetivo: Qual é a missão, visão e valores de sua empresa? Onde ela pretende chegar?

2 – Faça um diagnóstico do mercado: Com o objetivo traçado, analise o mercado onde sua empresa está inserida. Verifique as ameaças e oportunidades que o ambiente externo podem oferecer a sua empresa e esteja preparado para elas.

3 – Descubra seus pontos fortes e fracos: Dê uma olhadinha nos seus concorrentes, perceba o que sua empresa tem de vantagem e desvantagem frente a eles. Dessa forma, você terá munição para trabalhar seu plano de ação.

4 – Monte um plano de ação: Com todas as informações acima, você conseguirá montar as estratégias que sua empresa irá seguir. Com as estratégias, partimos para o plano de ação que é como faremos que essas estratégias saiam do papel.

5 –  Faça um monitoramento: Agora você deverá acompanhar suas ações para, se necessário, reavaliar sua estratégia. Essa é uma etapa muito importante onde você perceberá os resultados do seu planejamento. Avalie a eficácia através de métricas e indicadores que devem ser definidos já no plano de ação.

Espero que essas dicas, simples, mas que são a base de qualquer planejamento, ajudem no crescimento de suas empresas 🙂

Bora planejar!

Fernanda Danilaits

23 anos, publicitária formada, mineira de coração e rio-pretense de moradia. Adoro viajar e amo pão de queijo. Nos encontraremos bastante para falar sobre marketing 🙂

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23 anos, publicitária formada, mineira de coração e rio-pretense de moradia. Adoro viajar e amo pão de queijo. Nos encontraremos bastante para falar sobre marketing :)