Saison de verão

Aproveitando a onda de calor que entra e permanece nesse verão, decidi que era bom falar sobre algo refrescante: cerveja gelada! Mas, Daiane, não é sobre isso que você escreve sempre? Isso mesmo, jovem! Mas hoje vamos falar sobre um estilo de cerveja que nesses dias quentes de morrer, dá uma bela mãozinha na “refrescância”.

Saison (também conhecida como Farmhouse)

Origem: Bélgica (próximo a França)

Ela tem este nome pois é produzida durante o inverno para ser consumida no verão. É uma cerveja de “temporada”. Na sua composição, normalmente encontramos especiarias como pimenta, semente de coentro, noz-moscada, cana-de-açúcar, casca de laranja, entre outras coisas.

Por ser uma cerveja que ficava armazenada durante o inverno para ser consumida no verão, às vezes havia alguma reação química que deixava a cerveja mais ácida, por exemplo. Elas têm uma carbonatação alta e eferverscência predominante, que dá aquela sensação refrescante no paladar.

Você deve esperar de uma Saison uma coloração amarelo palha ou um âmbar. No paladar, predominam sabores cítricos. Uma das características do estilo é o toque picando, causado pela acidez da cerveja. Depois do gole, o paladar fica seco e ácido. A drinkability deste estilo é alto, devido a sua “refrescância.

Separei três cervejas que você encontra por aí por um preço legal – e vale a pena demais!

Saison à Trois (Cervejaria Invicta & Duas Cabeças)

IBU – 30

Alc. 5,8% vol.

Saison de Caipira (Cervejaria Wäls)

IBU – 20

Alc. 6,5% vol.

Panopticon Times (Cervejaria Dogma)

IBU – 60

Alc. 5,6% vol.

Aproveitem!

Até semana que vem.

Daiane Oliveira

Jornalista, apaixonada por rock & roll e Sommelier de Cervejas

Comments

comments

, , , , , ,
Daiane Oliveira

About Daiane Oliveira

Jornalista, apaixonada por rock & roll e Sommelier de Cervejas
View all posts by Daiane Oliveira →