Stephen King

Um dos mais célebres e prolíficos escritores do mundo, com histórias para todos os gostos e um especial interesse pelo macabro. Este é Stephen King, que completou 69 anos em 21 de setembro. Dono de uma bibliografia extensa com mais de 50 romances e 200 contos publicados, o norte-americano já vendeu milhões de livros e é um dos autores com maior quantidade de adaptações. Por isso mesmo é um imenso desafio começar a ler a obra de King.

Veja abaixo uma pequena lista com algumas obras que mostram um pouco da carreira do Rei Stephen!

 

1976 – Carrie, a Estranha

Carrie White é uma adolescente que vive isolada com sua mãe, uma fanática religiosa. Na escola, ela sofre bullying constantemente. Um dia, uma de suas colegas, Sue Snell, fica com pena da garota e pede para que seu namorado a convide para um baile. No entanto, Carrie tem poderes paranormais e está disposta a destruir seus inimigos em uma vingança.

 

1980 – O Iluminado

Durante o inverno, uma família fica isolada em um hotel. No local, o pai é influenciado por uma presença maligna que o deixa violento, enquanto o filho tem visões horríveis sobre o passado e o futuro. O roteiro é adaptado do livro The Shining, de Stephen King. Apesar de ser ter se tornado um dos filmes mais famosos do mundo, o autor não aprovou a direção de Stanley Kubrick e fez a sua própria adaptação, uma minissérie de TV, em 1997.

 

1983 – Christine – O Carro Assassino

O próprio diabo se esconde no chassi do Plymouth Fury de 1958. O veículo seduz Arnie, um rapaz de 17 anos, e exige uma devoção absoluta e incondicional. Quando alguém tenta intervir no relacionamento, Cristine causa destruição por meio de vingança. O roteiro é baseado no livro homônimo de Stephen King.

 

1984 – A Colheita Maldita

Isaac Chroner, um menino pregador, vai para Gatlin, no Nebraska (EUA), e faz com que as crianças assassinem todos os adultos da cidade. Um dia, um casal vai até a localidade para registrar um crime. No entanto, eles são aprisionados e descobrem que têm poucas chances de escaparem vivos, pois as crianças praticam um culto que utiliza sangue humano para adubar a terra. O roteiro é baseado no conto homônimo de Stephen King.

 

1986 – Conta Comigo

O escritor Gordie Lachance relembra um fato da sua infância. Quando tinha 12 anos e vivia em Oregon (EUA), ele e mais três amigos saíram em uma aventura na mata em busca de um corpo desaparecido. O roteiro é baseado no conto O Corpo do livro Quatro Estações de Stephen King.

 

1987 – O Sobrevivente

No ano de 2017, os Estados Unidos passam por um regime totalitário em que cada pessoa perdeu toda sua liberdade pessoal. Livros são queimados, discos destruídos e escolas fechadas. A única diversão do povo é a TV e o programa mais popular é um cruel jogo em que o único prêmio é a sobrevivência. No meio desse caos, um homem é culpado de um crime que não cometeu. Assim, sua sentença é ou ir para a cadeia ou entrar para o jogo, que o deixa constantemente entre a vida e a morte.

 

1989 – Cemitério Maldito

Quando os membros da família Creed mudam-se para uma casa no interior do Maine (EUA), são alertados que o local está ao lado de um terreno maldito. De acordo com o vizinho, além do cemitério de animais, construído por crianças que perderam seus bichos atropelados na rodovia, existe um cemitério indígena. O roteiro é baseado no romance O Cemitério de Stephen King.

 

1990 – It – Uma Obra Prima do Medo

Há 30 anos, uma cidade do interior dos Estados Unidos foi aterrorizada por um assassino de crianças, conhecido como A Coisa. Agora, a criatura sanguinária reaparece sob a forma de um palhaço. Quando o bibliotecário Michael Hanlon sente sua presença, ele convoca outros seis amigos para combater o monstro que destruiu suas infâncias. O roteiro é baseado no livro homônimo de Stephen King.

 

1990 – Louca Obsessão

Um famoso escritor é resgatado de um acidente de carro por uma fã obcecada por seu trabalho. Quando ela descobre que seu personagem favorito será assassinado pelo autor, ela começa a torturá-lo. O roteiro é baseado no livro Misery de Stephen King.

 

1992 – Sonâmbulos

Charles (Brian Krause) e sua mãe, Mary (Alice Krige) – uma mulher e seu filho adolescente – se mudam para uma nova cidade. Eles são os últimos de uma raça mortal cujas necessidades não pertencem a este mundo. Eles são sonâmbulos, que permanecem vivos por se alimentarem da força vital de jovens mulheres virgens. Capazes de mudar completamente de aspecto físico estão condenados a vaguear pela terra, tentando não serem descobertos e sempre em busca da próxima vítima. Tanya (Mädchen Amick) é a próxima vítima deles, mas acaba se apaixonando por Charles, sem desconfiar da natureza assassina do rapaz. Cabe a ela e a cidade inteira varrer o mal de lá, antes que seja tarde demais.

 

1994 – Um Sonho de Liberdade

A história é sobre Andrew Dufresne, um banqueiro que fica preso na penitenciária de Shawshank durante quase 20 anos. Ele é condenado por assassinar sua própria esposa – apesar de sempre atestar ser inocente. Na prisão ele se torna amigo de Red e consegue conquistar a proteção dos guardas, que estão envolvidos em um sistema de lavagem de dinheiro. O roteiro é baseado no conto Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank do livro Quatro Estações, de Stephen King.

 

1996 – A Maldição

Billy Halleck (Robert John Burke) é um advogado influente que livrou recentemente o mafioso Richie Ginelli (Joe Mantegna) da prisão. Billy leva uma vida perfeita, com exceção da dificuldade em emagrecer. Um dia ele atropela uma cigana e, devido a isto, é lançado contra si uma maldição que fará com que emagreça cada vez mais, até morrer. Logo, sua família acredita que ele está doente, mas não sabem como ajudá-lo. Apenas Richie acredita na história da maldição e tenta de alguma forma ajudá-lo.

 

1998 – O Aprendiz

Todd (Brad Renfro), um garoto, descobre que um de seus vizinhos é um ex-criminoso nazista que vive com outra identidade em sua cidade. Para não entregá-lo às autoridades, exige que o fugitivo lhe relate suas memórias. A partir de então um tenso jogo psicológico surge entre os dois, ameaçando a sanidade do jovem.

 

1999 – A Espera de Um Milagre

A história se passa no Corredor da Morte de uma prisão do sul dos EUA, em 1935. O filme mostra o relacionamento comovente entre o guarda da penitenciária e um preso que possui um dom misterioso e miraculoso. O roteiro é baseado no best-seller The Green Mile, de Stephen King.

 

1999 – A Tempestade do Século

Little Tall é uma pequena cidade que fica em uma ilha longe do continente e está prestes a receber uma violenta tempestade de neve. Paralelamente, Andre Linoge (Colm Feore), um forasteiro bastante estranho, chega na pequena cidade e cria pânico e morte entre os moradores. Ele sabe tudo sobre todos e quando Linoge conta a verdade sobre um deles a pessoa nega tal afirmação. Mike Anderson (Timothy Dale), o policial da cidade, tenta manter cada um em alerta contra a forte tempestade e Linoge. O forasteiro, por sua vez, repete sem cessar “Dê-me o que quero e eu irei embora”, sem explicar o significado exato destas palavras.

 

2002 – A Casa Adormecida

Joyce Reador (Nancy Travis) é uma professora de parapsicologia da Universidade de Beaumont que, apesar de sofrer uma enorme pressão contrária do seu chefe, o professor Carl Miller (David Dukes), decide descobrir toda a verdade sobre Rose Red, uma mansão construída no início do século XX por John P. Rimbauer, um magnata do petróleo que deu a casa de presente para Ellen, sua esposa. Ellen aumentou e controlou a casa com mão de ferro até 1950, quando sumiu misteriosamente, o que também já tinha acontecido com April, sua filha, mas a casa continuou “crescendo por conta própria”. Há alguns anos nada acontece na mansão, então Joyce contrata uma equipe de seis paranormais, cada um com uma habilidade específica, para explorá-la. Entre eles destaca-se Annie Wheaton (Kimberly J. Brown), uma garota de 15 anos cujos dons psíquicos são tão poderosos que a excluem do mundo “normal”. Joyce pretende usar os talentos do grupo para tentar “despertar” esta “casa adormecida”, mas acontecem coisas fora do previsto e a situação cada vez foge mais do controle.

 

2003 – O Apanhador de Sonhos

Quatro garotos ganham poderes telepáticos após salvarem a vida de um portador da Síndrome de Down. Anos mais tarde, eles ficam presos por causa de uma nevasca e descobrem que uma força alienígena está prestes a controlar as mentes dos habitantes da cidade. O roteiro é adaptado do livro homônimo de Stephen King.

 

2004 – Janela Secreta

Baseado no livro homônimo de Stephen King, conta a história de um escritor (Mort Rainey) que está em crise após ser traído pela esposa. Em busca de tranquilidade, ele se isola em uma cabana à beira de um lago. No local, um homem misterioso aparece inesperadamente e começa a atormentá-lo, acusando Rainey de ter plagiado um de seus melhores contos.

 

2007 – 1408

Baseado no conto homônimo de Stephen King, conta a história de um escritor especializado em livros sobre casos paranormais. Para se inspirar, ele se hospeda no quarto 1408 do Hotel Dolphin (Nova Iorque), onde muitas pessoas já morreram.

 

2007 – O Nevoeiro

Um grupo de pessoas fica preso dentro de um supermercado após uma cidade do Maine (EUA) ser tomada por uma misteriosa neblina. Quem tenta sair do lugar é brutalmente assassinado por fenômenos sobrenaturais. O roteiro é baseado no romance The Mist, de Stephen King.

 

Fonte:

Omelete

Superinteressante

Adorocinema

Thiago Dantas

Sou publicitário, 34 anos, pra frentex, cristão, cinéfilo, carnívoro neandertal, amante dos bichos, ouvidor de musica country/punk, estudante das ciências jurídicas, que tem muitas saudades daquilo que não viveu e quem sabe um dia eu não me torne imperador ou ator\dançarino.

Comments

comments

About the Author

Thiago Dantas
Thiago Dantas

Sou publicitário, 34 anos, pra frentex, cristão, cinéfilo, carnívoro neandertal, amante dos bichos, ouvidor de musica country/punk, estudante das ciências jurídicas, que tem muitas saudades daquilo que não viveu e quem sabe um dia eu não me torne imperador ou ator\dançarino.