Tô com ressaca… Literária

O cheiro de livro novo não é o bastante para a cura

Vamos lá, você é aquela pessoa que passa o maior tempo lendo? Tá no banheiro fazendo número dois e está lendo o rótulo do shampoo, do creme dental, do sabonete e até, em alguns casos, revista? Celular logado no Facebook e WhatsApp não conta.

Enfim, estou falando daquele leitor voraz, que pode até perder o ponto do ônibus por estar muito atento em alguma coisa que lê. E nesse caso falo de livros.

Quando sentimos que a nossa vida está “paradinha” demais, é legal começarmos a ler um livro. Eu gosto de clássicos, ambientados em outros séculos simplesmente pelo fato de ver mulheres fortes em outros séculos protagonizando belíssimos livros. Mas então, quando menos espero, me vi em uma ressaca literária.

Olhava para o livro, o livro olhava para mim e eu não sentia mais aquela vontade de saber o que iria acontecer. Então, olho os novos, mas vejo o antigo e travo.

E mais: estou terminando de escrever um livro (que estou postando no Wattpad) e tenho que pensar a fundo de como terminá-lo… E… Não consigo mais olhar para os meus livros empoeirando em cima da minha mesa com o recado: “leia-me”.

Sim, amigos, estou com numa RESSACA LITERÁRIA.

Aliás, o termo ressaca é muito conhecido por outro motivo. Sim, aquela pós-festa, depois de beber todas. No meu caso, e não menos nerd, estou com porre de livros.

Não odeio. Apenas estou com porre.

Abro o aplicativo do Wattpad e vejo aquela infinidade de livros para ler na minha biblioteca (de autoras independentes), sinto a garganta travar e penso: “não posso parar, tenho que terminar de escrever meu livro, tenho que terminar de ler o livro que está na cabeceira, tenho que comprar novos…” E fico nesse ciclo.

Pesquisando o termo, descobri que ele é real. Não é frescura de autora metida não (ah, se eu fosse conhecida, quem sabe…) ou de uma leitora preguiçosa.

Primeiro, que ele pode surgir por três motivos: cansaço/estresse; última leitura de um livro marcante; após se dedicar na leitura de muitos livros de uma vez.

Sei que ele tem cura. Sei também que a cura vem com o tempo. Mas, encontrei seis passos interessantes para que a ressaca passe. Não é café forte, mas isso pode te ajudar.

Acalme-se. Se você está nessa mesma ressaca literária que eu, siga esses curtos passos.

 

1) Enjoei? ENJOEI DESSE LIVRO MARAVILHOSO?

É preciso aceitar que você está de saco cheio disso. De tudo. O autor é bom, a história é boa, mas parece que isso escapou das suas mãos e você está lendo menos do que pensava que leria. Como diz meu amigo Axl Rose: paciência.

 

2) Está na hora de reler

Tem aquele livro fácil e bonitinho na estante? Leia-o. Sim, sim, leia-o. Você pode ler um menor ou o seu favorito – os dois são uma ótima opção para quem quer voltar a se interessar por leitura.

 

3)  Não sou obrigada!

Sim, esse termo é muito comentado nas redes sociais, e por que ler por obrigação? Sim, na faculdade e até na escola, ler livros acaba se tornando uma obrigação ao invés de prazer. E sabemos que o prazer conta MUITO.

Se você passa por isso e tem tempo, pegue um que te desperte o prazer… Da leitura.

 

4) Em um relacionamento duradouro

Pegou uma história de quatro, cinco livros? Isso pode agravar ainda mais a sua ressaca. Não que você deva fugir deles, a menos que volte a te animar. Mas, não faça disso uma prioridade número um.

Pense nessa pilha de livros de uma única história como o caminho mais longo para casa. Você está cansado, mas tem a opção de um atalho. Qual você escolhe?

Não vamos nos cansar à toa, não é?

 

5) O que eu quero? Sossego!

Ler em um local barulhento não é uma boa. Se você quer entrosar com os personagens novamente: leia em um local silencioso.

Com o silêncio é mais fácil para se concentrar e se envolver com a história.

 

6) Tempo, tempo, tempo

Como cantou Caetano Veloso, o tempo é um dos deuses mais lindos… E mais justo também. Por isso, dê um tempo. Não fique afobado: ah, eu preciso ler desesperadamente! Não, isso será só mais uma pressão para alongar mais sua ressaca.

Anotou tudo? Eu anotei aqui e já estou começando. Sei que o estresse de terminar uma escrita, que é relativamente tensa para mim, me fez afastar dos vários que estava lendo. Mas, nada que eu me organize para voltar a pensar com mais prazer as leituras que me aguardam.

 

Ariane Godoi

Jornalista, contadora e criadora de histórias. Apaixonada por literatura, The Beatles, karaokê, lasanha e pavê. Curte aquela tarde preguiçosa assistindo séries na Netflix, tocando em um violão desafinado ou observando seus amigos como inspirações para possíveis personagens (por isso que ela só escreve comédias).

Comments

comments

About the Author

Ariane Godoi
Ariane Godoi

Jornalista, contadora e criadora de histórias. Apaixonada por literatura, The Beatles, karaokê, lasanha e pavê. Curte aquela tarde preguiçosa assistindo séries na Netflix, tocando em um violão desafinado ou observando seus amigos como inspirações para possíveis personagens (por isso que ela só escreve comédias).

Be the first to comment on "Tô com ressaca… Literária"

Leave a comment

Your email address will not be published.