Tudo que você precisa saber para se tornar um bom cozinheiro.

Se tem uma coisa que todo mundo que não cozinha me diz é “Queria tanto ser um bom cozinheiro”, e eu sempre, sempre, tento dar algum conselho. Na maioria das vezes o conselho vem emendado de um sonoro, “Mas eu não levo jeito”.

Aardman Animations GIFs - Find & Share on GIPHY

E sinceramente? Não precisa ter jeito algum para ser um bom cozinheiro.

Um bom cozinheiro se faz com um ingrediente principal, a dedicação.

O cozinheiro precisa estudar a cozinha como um todo, desde o seu espaço físico ao que vamos colocar dentro da panela. Ninguém vira cozinheiro só lendo também. Tem que por a mão na massa, literalmente. Tem que saber operar mais que forno e fogão. Tem que saber trocar o botijão de gás e limpar o freezer. Tem que saber pra que serve cada utensílio e tempero.

Esquece o glamour. Tem que acordar cedo e fazer feira se você quiser ingredientes fresquinhos. Tem que ir ao mercado. Tem que pechinchar a melhor peça de carne do açougue. Tem que ser humilde.

Para ser um bom cozinheiro tem que comer e pedir para o garçom explicar como foi feito aquele prato. É elogiar a comida de outra pessoa sem medo de que isso te faça inferior. É provar. Você precisa provar novos sabores, aromas e texturas. Seja no restaurante estrelado ou no boteco da esquina. Se jogue em novas experiências e se abra.

Se você quer ser um bom cozinheiro, precisa perder o preconceito com os ingredientes. Pimenta? Vai aprender a usar e gostar. Canela? Experimenta. Jiló é muito ruim, mas já comeu? Experimentar e dizer que não gostou é uma coisa. Deixar de cozinhar algo porque você não gosta é outra.

Você tem que testar. Um bom cozinheiro está disposto, ele tem que ensaiar novas receitas, deixar o sexto sentido aflorar. Se você quer se tornar um bom cozinheiro, você tem quedespir o avental evestir todo o seu amor. Cozinhar é como fazer uma declaração de amor. 

Mariana Nogueira

Chef por formação, Social Media por destino e colecionadora de aprendizados. Acredita que a vida só faz sentido se tiver o nosso tempero.

Comments

comments

About the Author

Mariana Nogueira
Mariana Nogueira

Chef por formação, Social Media por destino e colecionadora de aprendizados. Acredita que a vida só faz sentido se tiver o nosso tempero.