Jack Perkins fará estreia na NASCAR Xfinity pela Joe Gibbs Racing em Portland

O piloto australiano Jack Perkins, conhecido por sua trajetória nos Supercars, fará sua estreia na NASCAR Xfinity Series neste mês de agosto. A equipe Joe Gibbs Racing (JGR) anunciou que Perkins participará da corrida no circuito de rua de Portland International Raceway no sábado, dia 30 de agosto.
Perkins vai pilotar o Toyota Supra nº 19, com patrocínio da Shaw and Partners Financial Services, na etapa Pacific Office Automation 147. A oportunidade marca a realização de um sonho antigo do piloto.
“Esse sempre foi um sonho de longa data, e estou extremamente empolgado por competir na Xfinity Series da NASCAR com a lendária Joe Gibbs Racing”, declarou Perkins. “Comecei a pensar em correr na NASCAR quando visitei os EUA pela primeira vez em 2008, para assistir Marcos Ambrose em Sonoma e atuar como spotter de Paul Morris numa corrida da ARCA West naquele mesmo fim de semana. Foi uma longa jornada até aqui. Cheguei perto algumas vezes, mas nunca conseguimos alinhar todos os fatores. Agora, poder fazer isso com o Coach Gibbs e a JGR mostra que nunca devemos desistir.”
Chegando aos Estados Unidos nesta semana, Perkins visitou a sede da JGR em Huntersville, na Carolina do Norte, onde conheceu a equipe, realizou o ajuste do banco e treinou no simulador da Toyota Racing Development. Ele acompanhará neste fim de semana, como convidado da equipe, as corridas da Xfinity Series e da Cup Series no Charlotte Motor Speedway.
“Jack tem uma carreira de destaque nos Supercars australianos e foi altamente recomendado por James Small, nosso chefe de equipe do carro nº 19 na Cup Series”, comentou Steve DeSouza, vice-presidente executivo da Xfinity Series e Desenvolvimento. “Estamos animados com sua estreia em nosso time, especialmente num circuito misto como o de Portland.”
Perkins também fez questão de destacar a importância de James Small, seu amigo de infância e atual chefe de equipe da JGR na Cup Series, na concretização do projeto. Small mudou-se da Austrália para os EUA com o objetivo de seguir carreira na NASCAR após vencer, entre outras conquistas, a tradicional Bathurst 1000 ao lado de Mark Winterbottom e Steven Richards em 2013.
“Crescemos juntos correndo pelos autódromos da Austrália enquanto nossos pais trabalhavam no automobilismo. Sempre mantivemos a amizade”, disse Perkins. “James estará em Darlington com a Cup Series no mesmo fim de semana em que estarei em Portland, mas está fazendo de tudo para me preparar bem e garantir que minha experiência com a JGR seja positiva. Sem ele, essa oportunidade não teria acontecido.”
A aventura de Perkins nos EUA conta com o apoio de antigos patrocinadores como Shaw and Partners Financial Services, Southern Cross Truck Rentals, TLC Auto Centre, ARB Penrith e Muscle Car Warehouse.
“Patrocinamos o Jack há mais de cinco anos, e nossa parceria é muito sólida”, disse Earl Evans, CEO da Shaw and Partners. “Ele é divertido, tem uma paixão contagiante pelo automobilismo e é um profissional completo. Quando surgiu essa chance com a Joe Gibbs Racing, não hesitamos em apoiá-lo nessa experiência única para todos nós.”
Filho do lendário Larry Perkins — seis vezes vencedor da Bathurst 1000 e ex-piloto de Fórmula 1 — Jack Perkins também construiu sua própria trajetória de sucesso. São três pódios no campeonato principal dos Supercars, nove vitórias e 35 pódios na série Dunlop Super2, equivalente à Xfinity australiana, incluindo o vice-campeonato. Ele também coleciona 30 vitórias em 36 corridas no Australian Sports Sedan Championship e cinco vitórias com 16 pódios em 25 provas na Nova Zelândia pela V8SuperTourer Series.
Sua vitória mais emblemática aconteceu em 2015, quando venceu a Castrol Gold Coast 600 nas ruas de Surfers Paradise ao lado de James Courtney, defendendo a equipe oficial da Holden.
Antes de retornar aos EUA para a corrida em agosto, Perkins continuará na Austrália como coapresentador e comentarista das transmissões da 7 Network para as etapas betr Darwin Triple Crown e NTI Townsville 500 do campeonato Supercars.